Vai comprar na Black Friday? Procon Santos passa orientações aos clientes

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Black Friday chegando e a expectativa de todo cliente é comprar gastando bem pouco. Promoções, condições fáceis de pagamento e o produto mais desejado com bom preço acabam gerando uma sedução. Mas é bom prestar atenção em alguns cuidados antes de efetuar a compra.

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor de Santos (Procon-Santos), fez uma pesquisa com produtos de redes varejistas mostrando o preço de vários deles no dia 27 de outubro deste ano. Segundo o órgão a ideia é fazer com que o consumidor compare com os preços praticados há um mês com os da ‘Black Friday’ e veja se realmente há um desconto nas vendas. A lista se encontra neste link.

Além da lista com os preços, o diretor do Procon-Santos, Ronaldo Ferreira, faz algumas recomendações para este período, como evitar compras por impulso. “Verificar sempre o planejamento familiar é importante para que não haja arrependimento”.

Para as compras online, o Procon Santos informa que é necessário verificar se a empresa e o site são confiáveis. “O site deve apresentar em local de destaque os seus dados, como endereço físico, telefone, e-mail, CNPJ e nome da empresa”, conta Ronaldo.

Também é orientado que o cliente deve desconfiar de empresas que só aceitam Pix, boletos bancários ou transferências como forma de pagamento é outro alerta do órgão de proteção ao consumidor. Também deve-se ter cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou pelas redes sociais, além de consultar sempre a página oficial da empresa.

Mais cuidados

O Procon Santos também informa que entre outros cuidados a serem tomados na hora compra estão manter programas de antivírus atualizados, proteger seus dados, imprimir ou salvar documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido, se informar sobre a política de trocas da empresa e, antes de finalizar a compra, observar o valor do frete e o prazo de entrega, confirmando o preço informado no carrinho virtual.

“Nas compras feitas a distância, por telefone ou internet, o consumidor pode desistir no prazo de 7 dias, a contar da data da entrega do produto, com a devolução da quantia paga”, destaca o diretor do Procon-Santos.

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