Ventania na Baixada Santista deixa estragos e estado de atenção é mantido

Créditos: Reprodução

Uma ventania assustou os moradores da Baixada Santista nessa sexta-feira (11). Ela veio devido a passagem de um ciclone extratropical no Sul do Brasil e segundo a Defesa Civil de Santos, os ventos atingiram 70 km/h.

Ocorrências foram registradas nas cidades de Santos, São Vicente, Cubatão e Peruíbe, mas até o momento não houveram registros de pessoas feridas nesta ocorrências.

Em Santos, uma árvore caiu na esquina das ruas Viriato Corrêa da Costa com a Alberto de Carvalho, no bairro Santa Maria. Equipes da coordenadoria de paisagismo da cidade foram acionadas para fazer a remoção da árvore e reparos nas vias.

Também em Santos, a A Capitania dos Portos informou que foi estabelecido, devido à intensificação dos ventos, a praticagem indireta, quando o prático, responsável pela manobra das embarcações, desembarca antes da atracação.

O Departamento Hidroviário (DH) informou que as travessias da Baixada Santista operam normalmente, com tempo de espera de 15 a 20 minutos. Mas, estão atentos às condições climáticas que podem provocar alterações no mar, o que pode levar à interrupção dos serviços por motivos de segurança.

Já em São Vicente, um poste caiu no Centro da cidade, mas sem feridos. Por meio de nota, a Defesa Civil atendeu a duas solicitações de munícipes por conta da ventania.

Na Rua Saldanha da Gama havia uma árvore em risco de queda e a equipe da Defesa Civil acionou a CPFL, que cortou os galhos mais altos. Em seguida, foi solicitada à empresa terceirizada que atende a CPFL a retirara da árvore.

Já a segunda ocorrência envolveram placas de sistema de captação de energia solar de um sobrado localizado na Rua Lovely Plauchut. Elas se soltaram por conta da ventania e a Defesa Civil da cidade foi acionada para retirar as placas para evitar acidentes.

Já em relação ao poste de energia, as secretarias de Defesa e Organização Social (Sedos) e de Mobilidade Urbana (Semob), informaram que nem a Defesa Civil nem a equipe de trânsito foi acionada para atender essa ocorrência.

Em Cubatão foram relatados danos na estrutura do telhado da Unidade Municipal de Ensino (UME) Bernardo José Maria de Lorena. Por meio de nota, a Secretaria de Educação (Seduc) informou que um pedaço da cumeeira do telhado da quadra esportiva se desprendeu na UME Bernardo José Maria de Lorena, na Vila Nova, por conta dos fortes ventos de sexta.

Ainda segundo a Seduc, ninguém se feriu, a madeira já foi retirada do local e o episódio, isolado, não interferiu no andamentos dos trabalhos da unidade escolar, tampouco nas aulas. A manutenção já foi acionada para realizar o conserto. 

Em Peruíbe, houve desabamento de um muro, no bairro Jardim Ribamar. Já as cidades de Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande não se manifestaram sobre as ocorrências da ventania.

Alerta mantido

Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a situação para o final de semana é de atenção, devido à aproximação da frente fria associada a um ciclone extratropical nesta sexta-feira (11), que trará chuva e queda das temperaturas.

No sábado (12), o dia deve amanhecer com Sol entre nuvens com aumento das temperaturas, mas, a partir das 12h, o tempo já deve mudar, com rajadas de ventos e pancadas de chuvas.

Já no domingo (13), o dia deve amanhecer nublado e acredita-se que as chuvas continuem. As temperaturas também diminuirão.

O órgão recomenda que a população fique atenta e esclarece que disponibiliza um sistema de alertas via SMS. Para acionar o serviço, basta enviar uma mensagem para o número 40199, com o CEP de onde reside.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS