Dois moradores do distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá, enviaram denúncias ao THMais, referente a problemas com água. Em uma delas ocorrem problemas com o abastecimento em uma casa. Já na outra, há um vazamento de água na rua.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) anunciou nesta segunda-feira (17) um pacote de investimentos para reforçar o abastecimento de água para os municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. São estimados R$ 296 milhões em trocas de redes, nova adutora, intervenções para redução de perdas de água, novas captações, entre outros.
A primeira reclamação é do Cleiton de Melo Souza, que informou que na casa dele, localizada na Rua Maria Geralda Valadão, 185, na Enseada, está sem água. Segundo o morador, ele já havia feito uma solicitação para a Sabesp, por conta da falta de água, mas eles não resolveram a solicitação. De acordo com a reclamação, a companhia informou que iria trazer um técnico, mas ele não veio.
Cleiton também enviou um vídeo, mostrando a falta de água, impossibilitando ele de usar as pias do banheiro e cozinha, além do chuveiro elétrico.
A segunda denúncia foi enviada ao THMais pela moradora Adriana Oliveira, que fala sobre um vazamento de água na Rua Valdemar Tangari, que é esquina com a Rua Waldomiro Macário, no bairro Jardim Conceiçãozinha, também em Vicente de Carvalho. Segundo Adriana, “já foi solicitado junto a Sabesp o reparo, mas parece que eles fazem pouco caso com problema.”
Ela também informou que a companhia até enviou pessoas ao local, mas o problema não foi resolvido. A moradora enviou imagens que mostram o problema.
Respostas
Sobre as duas denúncias, em nota, a Sabesp informou, que está reforçando as vistorias na região, buscando por possíveis ocorrências que possam estar afetando a distribuição de água local. Técnicos vão vistoriar a rua Valdemar Tangari esquina com rua Waldomiro Macário, no Jardim Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho, para providenciar os reparos necessários, caso se confirme a responsabilidade da Companhia. O imóvel na rua Divino Alcântara, 205, também receberá inspeções para identificar e esclarecer a situação do fornecimento.
Segundo a companhia, no caso da residência da Rua Maria Geralda Valadão, 185, técnicos da Sabesp já realizaram algumas vistorias junto ao morador, orientando-o sobre a necessidade de adaptações internas para se adequar às normas técnicas para instalações prediais, que determinam a obrigatoriedade de caixas-d’água dimensionadas para o consumo durante, ao menos, 24 horas. Desta forma não são sentidas eventuais variações momentâneas na pressão da água.
Investimentos da Sabesp
De acordo com a Sabesp, são estimados R$ 296 milhões em trocas de redes, nova adutora, intervenções para redução de perdas de água, novas captações, entre outros.
Segundo a companhia, para Guarujá e o distrito de Vicente de Carvalho, a Sabesp está instalando 4,5 km de uma nova tubulação adutora no bairro Monte Cabrão, área continental de Santos. Neste local, também será construída uma captação no rio Trindade para direcionar as águas deste manancial – por meio de um sistema de bombeamento – até uma interligação com outra adutora de maior diâmetro e que leva a água bruta dos rios Jurubatuba e Jurubatuba Mirim para a estação de tratamento.
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no início do segundo semestre deste ano, gerando um acréscimo de aproximadamente 20 a 30 l/s na vazão da Estação de Tratamento de Água (ETA) Jurubatuba, que é responsável por atender diretamente a Ilha de Santo Amaro. A Companhia também vai intensificar o uso do geofonamento, equipamento que age semelhante ao estetoscópio, para encontrar vazamentos sem a necessidade de escavação. Segundo a Companhia, a tecnologia é capaz de amplificar o som do fluxo da água no interior da tubulação e identificar o trecho danificado para a realização do reparo.
Além destes, a Sabesp também prevê a integração da Região Metropolitana da Baixa Santista com interligações no Guarujá, São Vicente, Praia Grande e Santos, por meio de contrato de performance de perdas; a operação da nova setorização e trocas de redes em Vicente de Carvalho, a renovação de tubulações, manutenções corretivas nas redes, ramais, cavaletes e unidades de medição em toda a região.