O ano letivo para a rede municipal de Cubatão inicia esta semana. Ao todo, são 15 mil alunos atendidos nas creches, pré-escolas e unidades de ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
Esta volta às aulas tem novidades, como a criação de 9 salas de aula atendendo 270 alunos na UME Marta Josete unidade III e inclusão do ensino integral nas unidades Ulysses Guimarães (Vila Esperança), Usina Henry Borden (Vila Light) e mais uma sala integral na UME Amapá (Ilha Caraguatá).
Nesta segunda-feira, pelo menos 43 unidades municipais de ensino (UME), de diversos bairros da cidade, iniciarão o ano letivo, incluindo a Escola Técnica de Música e Dança ‘Ivanildo Rebouças da Silva’, na Vila Nova.
Algumas outras escolas que tiveram reformas recentes terão o início das aulas na terça-feira (20) e quarta-feira (21), pois ainda passarão por limpeza e reunião de pais. É o caso da UME Pucciarelo e das unidades Luiza Cortês, Sofia Zarzur, Pernambuco, Almerinda e Minas Gerais.
Já a UME Rui Barbosa e Maria Albertina têm aulas a partir da próxima segunda, dia 26. Os pais e responsáveis pelos alunos já foram informados sobre a mudança.
A Secretaria de Educação destaca que a cidade possui diversas iniciativas implantadas para proporcionar um ensino funcional e acolhedor aos estudantes. Cubatão é pioneira em incluir telas interativas em todas as 250 salas de aulas do Ensino Fundamental. Saíram as lousas de giz, e entraram as telas digitais. Os equipamentos possuem 90 polegadas, touchboard e internet.
Os investimentos da Seduc chegaram a R$ 14 milhões. Além das telas, 200 mesas interativas foram direcionadas à primeira infância. Houve investimentos também em melhorias no acesso digital como wi-fi nas escolas, além da infraestrutura de equipamentos: instalação de ares condicionados em todas as salas de aula, disponibilização de 400 TVs em creches e pré-escolas, disponibilização de carrinhos e bebê-conforto para todas as creches.
Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Educação, Guilherme Amaral, “além das melhorias físicas, a Seduc tem promovido a autonomia das escolas por meio do processo de gestão democrática”.
As inscrições para o transporte escolar gratuito ainda estão abertas. Esta é outra iniciativa da Prefeitura de Cubatão. Elas podem ser realizadas presencialmente no Setor de Transportes da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), na Rua Assembleia de Deus, 435, no Jardim São Francisco, dentro do Parque Anilinas, de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 9h às 16h.
São 73 ônibus nos períodos da manhã e da tarde atendendo, até agora, 3 mil estudantes. Além disso, 7 vans escolares atendem exclusivamente estudantes com deficiências graves. Passes escolares são disponibilizados a 600 alunos do ensino fundamental II e EJA, e para os responsáveis de alunos matriculados especialmente em creches e pré-escolas, estes somando 100 passes.
Para o cadastro e recadastro, devem ser apresentados os seguintes documentos: certidão de nascimento; declaração de matrícula (2024); comprovante de residência (emitido há, no máximo, 3 meses); CPF do responsável (apenas para passe de aluno de creche); CPF do aluno (apenas para passe de aluno do fundamental II); cartão transporte da Viação Fênix, com dados atualizados apenas para passes de creche ou fundamental II. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].