Todas as pessoas passam a contar com o direito de acessar o sinal wi-fi gratuito. Essa é a missão que tem ocorrido em Praia Grande, especialmente para os moradores dos conjuntos habitacionais. Desta forma, todos tem a garantia de estar em contato com amigos, familiares e compromissos, além de ter fácil acesso à informação.
De acordo com a prefeitura, o projeto piloto do wi-fi grátis foi instalado em julho de 2022 em dois conjuntos: Vila Helena e Tupiry. O primeiro com 66 unidades habitacionais e o segundo com 64, totalizando mais de 450 pessoas beneficiadas.
A administração explica que o objetivo é proporcionar o acesso dos moradores a serviços, cursos de capacitação, informações do Município e, até mesmo, abrir espaço profissional. Com a liberação de sinal gratuito, as famílias podem manter o acesso à internet economizando os valores pagos em uma assinatura de provedor particular.
Além dos conjuntos Vila Helena e Tupiry, a ideia é expandir o serviço para os demais conjuntos habitacionais.
Passo a passo
O acesso ao serviço é simples bastando que o morador acione o botão wi-fi do celular, notebook ou computador. Será, então, aberta a tela inicial do serviço. Após isso, o cadastramento poderá se dar de duas maneiras: a primeira é um login rápido clicando no botão verde, o que libera a velocidade de utilização de 1GB. A outra forma é efetuando um rápido cadastro com o e-mail e criando uma senha.
O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Planejamento (Seplan) e a secretária da pasta, Eliane Cristina Jerônimo Ferreira, comentou a importância.
“A tecnologia precisa ser acessível a todos. Por esse motivo, estamos realizando a instalação dessas redes de wi-fi. Esperamos que com isso esses moradores tenham mais acesso ao conhecimento e até mesmo ao lazer”.
“Nosso trabalho é sempre para facilitar o dia a dia das famílias e ajudá-las a ter mais qualidade de vida. Sabemos que atualmente usar a internet é fundamental, por isso estamos implantando esse projeto e estudando sua expansão. A ação tem recebido elogios dos moradores, principalmente porque facilita o acesso aos serviços públicos. Além disso, eles também podem economizar o que gastariam com uma assinatura de internet e usar para outras necessidades da família”, declarou o secretário de Habitação, Anderson Mendes.