A Secretaria de Saúde de Campinas realiza neste sábado, 20, o 12º mutirão municipal de 2024 para prevenção e combate à dengue. A ação começa às 8h e a Pasta definiu 12 bairros que devem ter imóveis visitados pelos agentes de saúde e voluntários:
– Jardim Fernanda
– Jardim Itaguaçu
– Pucamp
– Campituba
– Jardim Marisa
– Vila Palmeiras
– Jardim São Domingos
– Cidade Singer
– Jardim Columbia
– Jardim Santa Maria
– Jardim São Jorge
– Jardim Campo Belo
O ponto de encontro das equipes é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef)/Escola de Jovens e Adultos (EJA) Professora Odila Maia Rocha Brito. Ela fica na rua Juvenal de Oliveira, s/n, no Jardim São Domingos.
Como será o novo mutirão?
O mutirão deste sábado deve reunir voluntários e agentes da Saúde, incluindo os trabalhadores da empresa terceirizada Impacto Controle de Pragas, que atuam nas visitas aos imóveis para orientação e eliminação de criadouros. Eles usam uniforme formado por camiseta branca, com logo da empresa, e calça na cor cinza. Em caso de dúvidas sobre a identificação, a população pode pedir informações pelo telefone 199, da Defesa Civil.
A Administração repete a estratégia de usar drones para localizar grandes criadouros do Aedes aegypti como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono. Com isso, chaveiros podem ser acionados e esta medida está respaldada em decisão judicial de 2020, proferida nos autos do processo judicial n.º 1005810-97.2014.8.26.0114, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas.
A melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.
Campinas confirma mais três mortes por dengue e total chega a 11 em 2024
A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou na tarde desta quinta-feira, 18, mais três mortes por dengue na cidade este ano. Com isso, o total chega a 11 em 2024.
A Pasta lamenta as mortes e se solidariza com as famílias. Além disso, reforça o alerta para que a população mantenha cuidados para prevenir e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, e colabore com ações da Prefeitura contra a doença.
As novas vítimas são:
– Sexo masculino, 43 anos, atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS Pedro Aquino. Ele não tinha comorbidade, apresentou sintomas em 13 de março e o óbito ocorreu em 17 de março. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.
– Sexo feminino, 84 anos, atendida na rede privada de saúde e moradora da área de abrangência do CS Santos Dumont. Ela tinha comorbidades, apresentou sintomas em 7 de março e o óbito ocorreu em 12 de março. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.
– Sexo feminino, 10 anos, atendida na rede pública e saúde e moradora da área de abrangência do CS Fernanda. Ela tinha comorbidades, apresentou sintomas em 1º de abril e o óbito ocorreu em 5 de abril. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.