Campinas lidera o ranking de saneamento entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. O estudo é do Instituto Trata Brasil, diante dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS) de 2022.
A classificação leva em consideração três pontos distintos do saneamento básico: “nível de atendimento”, “melhoria do atendimento” e “nível de eficiência”, e analisa oito indicadores, para os quais Campinas alcançou a pontuação máxima.
A universalização do saneamento acontece dez anos antes do previsto pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece o ano de 2033 para atingir a meta. São consideradas universalizadas as cidades que têm 99% da população com acesso à água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto.
Em Campinas o saneamento é feito pela Sanasa, Nos pontos “atendimento de água”, atingiu 99,69%; “atendimento de esgoto”, 95,89%; e em “tratamento de esgoto”, 80,32%.
No quadro geral, Campinas aparece com outros bons indicadores. O “investimento médio por habitante/ano”, por exemplo, foi de R$ 151,24; e o “indicador de perdas na distribuição”, 20,19%, que é a metade da média nacional (40%).
As informações do SNIS, foram fornecidas por cada empresa de saneamento, porém, os dados encaminhados pela Sanasa são auditados pelo Projeto ACERTAR, iniciativa desenvolvida pelas Agências Reguladoras em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) e com o Ministério das Cidades, cujo objetivo é melhorar a qualidade da informação sobre o saneamento básico no Brasil.
*Supervisão João Victor Dias Nunes