21 brasileiros que viviam na Faixa de Gaza desembarcam em Viracopos

Isabela Reis (sob supervisão)
Isabela Reis (sob supervisão)
21 anos, estudante de Jornalismo na Puc Campinas
Créditos: Força Aérea Brasileira

Após vivenciarem a guerra por quase de 80 dias, 30 cidadãos brasileiros, binacionais e palestinos, que viviam na faixa de gaza, chegaram a salvo em território nacional. Todos chegaram à Brasília na aeronave kc-30, da força aérea e depois foram levados para perto de suas famílias. Das 30 pessoas que foram resgatadas da Faixa de Gaza, 21 delas vieram para o aeroporto internacional de Viracopos, em um avião da força aérea brasileira.

Marwan Saud, cuja família chegou ao Brasil há duas semanas, poderá abraçar seus entes queridos, que agora vivem no Rio de Janeiro. “estamos em um país de paz. não vemos destruições. a situação aqui é muito boa. as pessoas são boas! então estamos nos sentindo muito bem. obrigado, Brasil!”, disse o palestino.

Laila Shanin, brasileira de 50 anos, também manifestou sua gratidão por pousar no seu país de origem com ajuda da força aérea brasileira. “graças a deus! o brasil é o país que aceitou e acolheu a gente e que nos acompanhou e protegeu o tempo todo!”, afirmou.

O comandante da aeronave kc-30, Major Willian Matos dos Santos, pontuou que o transporte é projetado para o bom desempenho neste tipo de missão. “a aeronave é projetada para voos estratégicos de longo alcance. Ela tem uma capacidade de voo de 900 km/h e 18 horas de autonomia. Então, realmente, é um vetor que vai muito bem para a missão proposta, de longo raio. E nós fizemos essa etapa em 14 horas e 10 minutos, demonstrando a capacidade da aeronave”, disse.


Essa última incursão da FAB foi a 13ª viagem para resgatar cidadãos brasileiros e palestinos que viviam no cenário de guerra que está próximo de completar 80 dias. Além de repatriar os refugiados, também foram transportados 150 purificadores de água para o Crescente Vermelho Egípcio, organização responsável por fazer o transporte e entrega dos insumos para a Faixa de Gaza.
O Governo Federal em conjunto com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, planejam as próximas incursões para resgatar mais famílias.

*Supervisão Bárbara Belan

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS