O atendimento de 24 linhas municipais será remanejado para uma parada provisória na rua José Paulino, no trecho entre as vias Ferreira Penteado e 13 de Maio. A mudança é necessária para viabilizar o avanço das obras de requalificação da rua José Paulino, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) desativa, temporariamente, dois pontos de parada localizados no trecho entre a rua 13 de Maio e a avenida Campos Sales, a partir desta segunda-feira, 11.
As linhas que terão alteração são: 173, 179, 271, 341, 342, 344, 345, 346, 349, 359, 362, 367, 380, 381, 382, 385, 386, 395, 397, 403, 408, 409, 489 e 499. Juntas, as 24 linhas transportaram, em outubro, cerca de 61,6 mil passageiros, em dias úteis. Também serão remanejadas duas linhas intermunicipais 675 e 676 (Valinhos / Campinas).
Nos primeiros dias da alteração, agentes da mobilidade urbana, que atuam na fiscalização do transporte, vão orientar e direcionar os passageiros.
A nova etapa de obras será realizada no trecho da José Paulino, entre a rua 13 de Maio e a avenida Campos Sales, do lado direito. No lado esquerdo, já houve a instalação de piso intertravado e rotas acessíveis (piso podotátil). Os trabalhos são realizados pela Comercial e Construtora Fênix Ltda, com interdição parcial (canalização da faixa impactada).
Os pisos das calçadas têm tonalidades distintas para diferenciar a faixa de serviço (cinza claro), onde estão os postes de iluminação, colunas de sinalização vertical e mobiliário urbano; e a faixa de circulação (cinza escuro), área destinada ao trânsito de pedestres e às paradas de ônibus. Esse contraste facilita a identificação do piso tátil (amarelo) para as pessoas que apresentam baixa visão.
Histórico
A requalificação da rua José Paulino prevê acesso seguro e prioritário para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo.
Anunciado em outubro de 2023, o projeto abrange o trecho da José Paulino entre as avenidas Dr. Moraes Salles e Orosimbo Maia – 835 metros e nove quadras. Além da renovação das calçadas, a requalificação inclui recapeamento asfáltico, nova sinalização horizontal e vertical, implantação de piso podotátil direcional, rampas de acessibilidade e botoeiras sonoras, além de balizadores para contenção de fluxo.
A via terá uma ciclofaixa à esquerda e faixa exclusiva para os ônibus à direita. Serão implantadas seis novas paradas de ônibus com abrigos padrão “Glicério”, sendo que duas delas terão plataformas elevadas. O local irá receber novo mobiliário urbano, como bancos, lixeiras, paraciclos e floreiras com vegetação.
O investimento é de cerca de R$ 4,4 milhões e o prazo estimado para execução de todo projeto é de 12 meses.