A partir de que idade as crianças podem usar desodorante?

Foto: PHSalia

Durante a puberdade, o corpo passa por mudanças naturais, como o surgimento do odor axilar em crianças e adolescentes. Mas a dúvida sobre a idade certa para usar desodorantes e antitranspirantes gera questionamentos entre os pais. O endocrinologista Miguel Liberato explica as diferenças entre os produtos e orienta sobre o uso adequado para cada faixa etária.

O especialista oferece orientações sobre como lidar com o odor axilar em crianças de forma adequada para cada faixa etária. Durante a puberdade, o corpo de crianças e adolescentes passa por diversas mudanças, incluindo o surgimento do odor nas axilas, que se torna mais evidente, especialmente após atividades físicas.

Quando surge essa questão, muitos pais se perguntam sobre a idade apropriada para o uso de desodorantes e antitranspirantes em crianças. É importante diferenciar os dois produtos, como explica o especialista: de acordo com a ANVISA, os desodorantes podem ser utilizados por crianças a partir de oito anos, desde que sejam livres de álcool, parabenos e alumínio. Já os antitranspirantes são indicados apenas para crianças a partir dos 12 anos.

Liberato ressalta que algumas crianças podem apresentar um odor axilar transitório, decorrente do uso de roupas de adultos que já estejam contaminadas por bactérias. “Esse tipo de odor pode ser tratado com cremes tópicos antibióticos e não está relacionado ao início da puberdade ou à produção hormonal”, esclarece.

Para os pais que preferem evitar o uso de produtos químicos, o médico sugere algumas alternativas para crianças menores de oito anos. “É possível utilizar leite de magnésia, que neutraliza os ácidos do suor e reduz a proliferação de bactérias, e leite de rosas, que possui ação antisséptica devido ao óxido de zinco e cloreto de benzalcônio”, recomenda. Liberato reforça que qualquer tratamento deve ser adotado com cuidado e com a orientação de um médico, visando sempre o bem-estar da criança.

O endocrinologista alerta ainda que, embora o surgimento do odor axilar seja uma mudança esperada no início da puberdade, seu aparecimento antes dos oito anos em meninas e dos nove em meninos pode ser motivo de preocupação. “Nem sempre esse odor é sinal de que a produção hormonal da puberdade começou, mas é importante investigar. Toda criança que apresenta odor axilar precoce deve ser avaliada para identificar a causa”, destaca. “É preciso estar atento também se o odor vem acompanhado de outros sinais, como acne, crescimento acelerado e surgimento de pelos pubianos”, acrescenta.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS