Abraço da vida: mãe salva a filha engasgada

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas. Especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica.

Uma criança de 10 anos foi salva pela mãe, em Campinas. Caso foi na tarde desta quinta-feira (10). A imagem de monitoramento da própria residência mostra quando a menina engasga. A mãe, ao perceber a situação, realiza uma manobra de Heimlich para desengasgar a filha. O vídeo viralizou nas redes sociais.

Manuela Lopes estava sentada no sofá tomando refrigerante enquanto brincava com o celular. A menina não percebeu quando uma pedra de gelo escorrega para dentro da boca e acabou esgasgando. O gelo ficou preso e ela não conseguia respirar e nem pedir ajuda.

A mãe, Larissa Lopes, percebeu que a filha tentava pedir ajuda e agiu rapidamente. Como faz curso de enfermagem, ela conhecia a manobra de desengasgo.

  • ALERTA: Dados do Sistema Único de Saúde mostram que, entre 2009 e 2019, o número de mortes por engasgo foi de mais de 2100 crianças de 0 a 9 anos de idade, no Brasil.
  • MANOBRA DE HEIMLICH: Segundo o Ministério da Saúde, a manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

A manobra foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por
qualquer pessoa, bastando que se siga corretamente as orientações.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS