Com 17 vidas perdidas entre janeiro e maio, os motociclistas representaram 49% das mortes em vias urbanas neste ano e são o principal foco das orientações da campanha de segurança viária #Desacelera. Nesta quarta-feira, 3, eles poderão retirar antenas corta-pipa na avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), entre 7h e 11h, na área da antiga Administração Regional 2. A ação envolve a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e as concessionárias Renovias e CCR AutoBAn.
Além da entrega do item de segurança, que previne ocorrências envolvendo cerol, os motociclistas são conscientizados sobre condutas seguras para evitar sinistros (acidentes), em especial sobre a importância de respeitar os limites de velocidade.
Outras dicas transmitidas pelos educadores e agentes da Emdec envolvem o uso do capacete, o respeito à sinalização, a correta sinalização das manobras, a revisão regular da motocicleta e os perigos de beber e dirigir.
Abordagens educativas da #Desacelera prosseguem
Também como parte da campanha de segurança viária, as equipes da Emdec mantêm as abordagens educativas em cruzamentos com alto fluxo de veículos ou identificados como pontos críticos de acidentalidade. Na quinta-feira, 4 de julho, entre 7h e 9h, a avenida das Amoreiras recebe as orientações, na altura do Corpo de Bombeiros, no Jardim do Lago.
Nesta semana, entre os dias 1º e 2 de julho, as orientações foram realizadas no distrito de Sousas e na avenida John Boyd Dunlop, na região do Jardim Londres. Ao todo, serão 60 abordagens educativas ao longo da #Desacelera.
No escopo das ações educativas permanentes, a Emdec também levará o minicircuito de trânsito à Escola Estadual “Padre José dos Santos”, nesta quarta-feira, 3 de julho.
Desacelera
Com o lema “Não ultrapasse o limite da vida”, a campanha #Desacelera busca conscientizar a população sobre as consequências da velocidade e é um convite para repensar a pressa no trânsito. Além das ações educativas, diversas peças de comunicação estão sendo distribuídas pela cidade com alertas para a população campineira. Operações integradas de fiscalização também compõem a campanha #Desacelera, em pontos estratégicos dos locais que mais registraram sinistros (acidentes) de trânsito.
Esta é a terceira edição da #Desacelera, justificada pela permanência da velocidade entre os principais fatores e condutas de risco em Campinas: ela esteve presente em pelo menos 51 (34%) casos entre os 149 sinistros fatais registrados; foram 52 mortes. Além disso, 44% dos sinistros com óbitos de motociclistas ou garupas tiveram a velocidade como fator de risco. Todas as informações podem ser consultadas no endereço www.emdec.com.br/desacelera.
SERVIÇO
Quando: Quarta-feira, 3/07
Horário: das 7h às 11h
Blitz educativa para motociclistas, com entrega de antenas corta-pipa
Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), 1.600, na área da antiga Administração Regional 2.