O acidente com o avião da Voepass, em Vinhedo, completa duas semanas nesta sexta-feira, 23. A câmara dos deputados criou uma comissão externa para acompanhar as investigações sobre o desastre aéreo.
A primeira reunião será na próxima terça-feira, às 15. O grupo é formado por 37 parlamentares. Na primeira sessão, os deputados irão escolher o relator, fechar o cronograma de trabalho e analisar requerimentos.
Uma comissão externa é formada por deputados que podem viajar para fora da câmara para colher elementos de análise, caso seja necessário.
Entre os requerimentos estão convites de audiência com o chefe do centro de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos (Cenipa), o presidente da Voepass, e o diretor-executivo da companhia aérea.
A comissão enviou ainda convites para agências responsáveis pela segurança da aviação civil na França e no Canadá. Eles querem que sejam enviados representantes para falar na comissão.
Também devem ser chamados para prestar depoimento o diretor do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, e o Chefe do Serviço de Segurança Aeroportuária.
Os deputados pretendem ainda aprovar visita à oficina de manutenção da Voepass, em Ribeirão Preto.
A aeronave ATR 72-500, da empresa Voepass, caiu em Vinhedo no dia 09 de agosto, 62 pessoas morreram no acidente.