As picadas de escorpiões e aranhas representam as maiores causas de envenenamento por animais peçonhentos no país. Segundo o Ministério da Saúde, somente em 2023, foram registrados cerca de 341 mil acidentes com animais peçonhentos. Dentre eles, 43.933 ou cerca de 12%, foram ocasionados por aranhas.
Esses acidentes podem afetar indivíduos de todas as faixas etárias, níveis socioeconômicos e origens étnicas, incluindo povos tradicionais, e podem apresentar características específicas. E, embora apenas três grupos de aranhas causem acidentes graves no Brasil, todas podem ser encontradas dentro de casa, em quintais ou parques.
Os soros antivenenos, incluindo o soro antiaracnídeo, são distribuídos exclusivamente via SUS. Em caso de acidente, as orientações são: lave o local da picada com água e sabão; procure atendimento médico imediatamente; e fotografe o animal ou informe ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal. Em caso de emergência, ligue para o Samu no 192 ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.