Uma adolescente de 13 anos foi internada após ingerir soda cáustica por engano em uma escola estadual na Vila Nambi, em Jundiaí. De acordo com a mãe da vítima, Luciana Sousa, o acidente aconteceu durante uma atividade escolar envolvendo diferentes tipos de alimentos. no dia 28 de junho. Na ocasião, a estudante achou que estava ingerindo água.
“Em uma das apresentações, a professora diluiu hidróxido de sódio e colocou em cima da mesa, em diversos copinhos de café. O líquido, que é transparente, não estava sob supervisão de ninguém, então minha filha tomou achando que era água“, contou Luciana.
Quando a adolescente chegou em casa, Luciana percebeu que o corpo da menina tinha coloração amarela e que ela expelia bastante espuma. Ao entrar em contato com a escola, a mãe foi informada de que ela só havia ingerido chá e guacamole. Foi só no Hospital Universitário que a verdadeira razão dos sintomas foi esclarecida.
Durante o atendimento médico, os profissionais decidiram entubar a adolescente. Em uma endoscopia, foram constatadas diversas lesões e sinais de sangramentos na região do esôfago.
Em nota, a Seduc-SP informou que os responsáveis, que não prestaram nenhum tipo de socorro, serão afastados da instituição e que abriu um procedimento para investigar o caso.