Um adolescente de 16 anos morreu após uma tentativa de assalto no semáforo da avenida engº Antônio Francisco de Paula Souza, no jardim São Vicente, em Campinas. O crime foi por volta das 19h, o adolescente e o irmão dele, de 20 anos, abordaram um Policial Militar de folga se passando por vendedores de doces. Quando se aproximaram da moto, um deles teria tirado uma réplica de arma de dentro da caixa e anunciado o assalto.
O Policial Militar reagiu e disparou 3 vezes. Os tiros atingiram o adolescente que morreu no local. O irmão dele fugiu do local. A réplica da arma foi apreendida.
Segundo a Polícia Civil, o agente trabalha na capital paulista, mas mora em Campinas e voltava da igreja no momento do crime. A arma dele foi apreendida para passar por perícia.
O irmão mais velho da dupla foi quem contou à polícia o paradeiro do segundo participante do crime. Ele foi até o local da ocorrência e disse que viu quando o adolescente saiu de casa acompanhado do outro irmão e suspeitava que os dois tinham a intenção de praticar crimes.
Foi ele quem levou os agentes até a casa da família, que fica na Vila Formosa, e autorizou a entrada. O outro suspeito estava no local e confessou o crime, ele disse que queriam roubar para conseguir dinheiro e que havia sido ele quem adquiriu a arma falsa. Preso em flagrante, foi levado à delegacia e vai responder pelos crimes de roubo e de corrupção de menores. O celular dele também foi apreendido.
O delegado entendeu que o Policial Militar agiu em legítima defesa, já que não tinha condições de saber que a arma era falsa.