Um adolescente de 16 anos foi apreendido por policiais do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (BAEP) em um condomínio de apartamentos no bairro Ytaiu, em Campinas. O jovem é suspeito de ter cometido latrocínio contra o empresário do ramo de piscinas, Vanderlei Mendes.
Nesta terça-feira ele e outro homem roubaram um carro na Vila Lemos, e fugiram horas antes da apreensão. Após o roubo, a polícia iniciou um patrulhamento e localizou o carro em uma área de invasão na Rua Itapemirim, no bairro Itaiu.
Durante a busca pelos suspeitos, um morador informou à polícia que um jovem havia estacionado o veículo em uma das vagas reservadas para moradores, e depois fugido em direção a esse bloco. A equipe foi ao local e, apesar de ouvir alguém dentro do apartamento, não conseguiu contato imediato. Uma mulher atendeu e afirmou que seu filho poderia abrir a porta.
A polícia entrou e encontrou o jovem. Ele confessou o roubo e revelou que o carro e a arma usada no crime estavam escondidos em um matagal próximo, embora não tenha indicado a localização exata.
Durante a abordagem, os policiais descobriram que o adolescente é um dos procurados pelo latrocínio ocorrido em 29 de setembro de 2023 em Campinas. Ele foi apreendido e encaminhado à fundação casa.
O caso:
No dia 29 de setembro de 2023, o empresário Vanderlei Mendes foi vítima de latrocínio ao sair de casa para ir ao trabalho. De acordo com a Polícia Civil, Mendes reagiu à tentativa de roubo e foi atacado por quatro criminosos.
O empresário foi inicialmente socorrido por familiares e vizinhos que ajudaram a identificar a direção para a qual os suspeitos haviam fugido. A Polícia Militar informou que, dos quatro envolvidos no crime, três foram apreendidos. Dois deles foram detidos no mesmo dia do ataque, enquanto o terceiro foi capturado dias depois. Na época o adolescente era o único que permaneceu foragido.
Vanderlei Mendes foi levado ao hospital, mas, não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada no dia 10 de Outubro.
*Supervisão Bárbara Belan