Agentes de Campinas partem para o Rio Grande do Sul para auxiliar com drone

Gabriela Lamas (sob supervisão)
Gabriela Lamas (sob supervisão)
Estudante de jornalismo na Universidade PUC-Campinas.
Crédito: Rogério Capela

Agentes da Defesa Civil e da Emdec vão para Canoas, no Rio Grande do Sul, neste sábado, 11, para ajudar e apoiar na identificação da dimensão do desastre com drone. O equipamento tem a capacidade de gerar imagens, incluindo a possibilidade de voos em dias chuvosos ou com ventos de até 80 km/h.

São dois agentes da Defesa Civil, sendo um operador de drone, outro profissional de apoio e um operador de drone da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, a Emdec. A força-tarefa acontece pela manhã com uma viatura e a expectativa de chegada é no domingo de manhã, dia 12. A equipe deve ficar oito dias prestando apoio.

“Ficamos muito felizes de poder contribuir com os trabalhos de localização e salvamento de vítimas da terrível inundação que afeta o estado do Rio Grande do Sul. Esperamos que o equipamento, adquirido em dezembro de 2023 pela Emdec, possa ajudar a acelerar as ações das forças reunidas no estado em solidariedade ao povo gaúcho”, disse o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Crédito: Divulgação/Emdec

O drone tem a capacidade de gerar imagens, incluindo a possibilidade de voos em dias chuvosos ou com ventos de até 80 km/h. Ainda possui duas câmeras, sensores para evitar obstáculos, entre outras funcionalidades, e foi adquirido pela Emdec recentemente, em dezembro de 2023.

“Nossa equipe poderá ajudar muito no dimensionamento e identificação da extensão dos estragos, principalmente neste momento em que a água está baixando. A resolução da imagem do super drone é muito boa e poderá ajudar a identificar questões como o nível de destruição, sendo um instrumento para planejar ações de assistência humanitária”, afirmou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

*Supervisão João Victor Dias Nunes

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS