Nycolas, aluno do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Integral (Emefei) João Alves dos Santos, na Vila Regina, em breve terá a companhia da cadela Lady durante as aulas. Isso porque, há três anos, o adolescente convive com crises de epilepsia e o animal foi treinado para chamar a atenção dos outros alunos, professores e funcionários da instituição durante os possíveis episódios de convulsão.
Lady será o primeiro animal de serviço a atuar em uma escola da rede municipal de Campinas. Além de alertar sobre as convulsões, a labradora será capaz de virar o adolescente, caso ele fique de bruços, e pegar os remédios quando os episódios acontecerem. Os latidos constantes da cadela serão especialmente importantes quando Nykolas estiver sozinho ou afastado de outras pessoas. Com o barulho, ele poderá ser socorrido com agilidade.
Desde a chegada de Lady na família do Nycolas, todos se sentem mais seguros. “Você não tem noção do quanto a gente fica mais tranquilo sabendo que alguém que vai auxiliá-lo, mesmo que a gente não esteja próximo”, relatou a mãe do adolescente, Andreza Lopes Leite.
A diretora da escola em que ele estuda, Lilian Carvalho, reforçou o papel de suporte emocional e ajuda na socialização que a labradora tem. “A chegada da Lady tem sido uma experiência incrível. O Nycolas tem se apresentando como um menino mais alegre e seguro com a presença dela. As crianças adoram a cachorra, que já está bem adaptada à rotina escolar”, explicou ela.
A chegada de Lady também movimentou a instituição. “A primeira reação foi de espanto, depois de questionamento, ‘nossa, mas um cachorro pode ajudar nesses casos?’, em seguida veio a curiosidade”, relatou o professor de Geografia José Antônio.