Nesta quarta-feira, 23, cerca de 69 mil estudantes da rede municipal de Campinas voltam às salas de aula para o início do segundo semestre letivo de 2025. Entre eles, estão alunos da pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As creches municipais e conveniadas, que atendem aproximadamente 18,5 mil crianças de 0 a 3 anos, mantiveram o atendimento durante o recesso.
A rede municipal conta com 178 escolas de educação infantil, 45 de ensino fundamental e 44 unidades colaboradoras conveniadas à Secretaria Municipal de Educação. Os alunos retornam com os uniformes escolares já entregues em todas as unidades.
Também nesta quarta, mais de 454 mil estudantes da rede estadual na região de Campinas retornam às aulas após o recesso de meio de ano. O segundo semestre começa com a preparação para as provas de recuperação, que serão aplicadas a alunos do 4º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio.
As avaliações, que substituirão a menor nota do primeiro semestre, acontecerão entre os dias 6 e 7 de agosto, com possibilidade de repescagem no dia 8. Durante o período de 23 de julho a 5 de agosto, professores e escolas devem organizar atividades para reforçar os conteúdos já estudados, focando na revisão de conceitos fundamentais.
De acordo com João Pinhata, coordenador de avaliações da Secretaria da Educação do Estado, as provas de recuperação beneficiam todos os estudantes avaliados, mesmo aqueles com notas acima de cinco, promovendo revisão e atualização do boletim escolar.







