Os alunos da Escola Municipal Maria Aparecida Teixeira Massarente, de Morungaba, participaram de uma palestra lúdica, de conscientização sobre os perigos da rede elétrica, nessa quarta-feira, 13. A ação foi promovida pela CPFL Paulista e contou com a participação de funcionários da empresa educando 100 alunos de 9 a 10 anos de idade.
O evento faz parte do programa Guardião da Vida, que visa evitar acidentes com a rede elétrica. Além da palestra, vídeos informativos foram exibidos para as crianças.
“O nosso objetivo é levar conhecimento e importantes dicas de segurança com a rede elétrica para a criançada. De uma forma divertida, nos aproximamos do universo deles e garantimos que as mensagens de alerta sobre os perigos envolvendo a brincadeira sejam transmitidas”, afirma Gerivaldo Nunes, consultor de relacionamento da CPFL Paulista.
Dicas da CPFL Paulista para uma brincadeira mais segura:
- Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia;
- Nunca use cerol ou a linha “chilena”, pois é crime. Lei Estadual – Nº 12.192, de 2006);
- Evite “rabiolas”, elas enroscam nos fios elétricos, desligando o sistema, provocando choques elétricos;
- Caso a pipa enrosque nos fios, não tente soltá-la. O melhor a fazer é desistir do brinquedo;
- Nunca tente resgatar uma pipa com canos, bambus ou laçar o brinquedo na rede elétrica com uso de linhas. Essas atitudes podem representar sério risco à vida;
- Não solte pipas em dias de chuva, com incidência de descargas atmosféricas (raios). Ela funciona como para-raios, conduzindo energia.