Dois amigos de Atibaia, no interior paulista, uniram forças em uma campanha em prol da doação de sangue e de medula óssea. Os dois não são ligados a área da saúde, mas se conheceram no trabalho e decidiram ajudar a salvar a vida de outras pessoas. A ação mais recente foi realizada neste sábado, 27.
Luiz Fábio Duarte começou a doar sangue por um motivo específico “uma menina da cidade teve um problema de saúde e precisou de transfusão de sangue. Eu me prontifiquei. Então, acabei conhecendo o trabalho do hemonúcleo de Bragança Paulista” conta.
Depois de três meses, Luiz retornou e levou o colega de trabalho Wellington Moura. “Quando nós chegamos na recepção, vimos o espaço vazio. Os funcionários contaram a falta de doares e ficamos sensibilizados. Aí que surgiu a ideia de mobilizar outras pessoas”, diz Luiz.
Os amigos criaram a campanha “Irmãos de Sangue” e marcaram uma data fixa para doações. “Passamos a divulgar o projeto nas redes sociais e muitos voluntários aderiram. Todo último sábado do mês, reunimos os interessados e levamos até o hemonúcleo”, fala.
São três anos de trabalho em prol do Hemonúcleo do Hospital Universitário São Francisco de Bragança Paulista. O primeiro ato de 2024 ocorreu sábado (27).
Neste ano, a campanha representa o Brasil em ações internacionais. A expectativa é de que o número de adeptos aumente, “No dia dez teremos uma ação específicia que faz parte da campanha internacional. Em julho, estaremos no Peru em um seminário voltado a campanhas de doação de sangue e medúla” finaliza Luiz Fábio.
INFORMAÇÕES:
Campanha “Irmão de Sangue”
Doações: (11) 9710-70841