A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote de um medicamento muito usado para controlar a pressão alta. O problema é sério: a caixa do remédio Hidroclorotiazida 25mg estava sendo vendida com o conteúdo trocado, dentro dela, estava o Pantoprazol Sódico 40mg, um remédio para problemas gastrointestinais.
Leia também:
- Homem é preso por armazenar mais de 2 mil litros de óleo automotivo irregular
- Bairro de Campinas vira depósito de lixo e entulho descartado por moradores de outras regiões
- Intensa movimentação da Polícia Militar chama atenção em Hortolândia
O lote afetado é o OA3169 do Pantoprazol Sódico Sesqui-Hidratado 40mg, fabricado pela empresa MedQuímica. A troca de embalagens ocorreu durante o processo produtivo. Quem comprar ou tiver em casa uma caixa de Hidroclorotiazida 25mg com o lote OA3169 pode, na verdade, estar tomando um medicamento completamente diferente, sem saber.
O que fazer?
- Quem tem o medicamento em casa: Verifique na caixa se o lote é o OA3169. Se for, não use e devolva ao local onde foi comprado (farmácia ou drogaria).
- Se você tomou o remédio por engano: Procure um médico ou serviço de saúde para avaliação, especialmente se sentir qualquer sintoma diferente.
Em nota, a empresa fabricante, MedQuímica, informou que: “Realizará o recolhimento voluntário do lote OA3169, do medicamento pantoprazol sódico sesqui-hidratado 40mg comprimido, após ser detectado que houve troca do material de embalagem durante processo produtivo. O recolhimento será iniciado de forma preventiva por meio da comunicação direta às autoridades de Vigilância Sanitária e toda a rede de distribuição do produto, seguindo as premissas da normativa de recolhimento estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A MedQuímica ressalta que a qualidade e a segurança de todos os seus produtos e a segurança do paciente são de extrema importância para a empresa e ressalta que todas as medidas corretivas já foram adotadas. A companhia se coloca à disposição de seus consumidores para esclarecer eventuais dúvidas por meio do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) 0800 032 4087 ou pelo e-mail [email protected].”
Além disso, o lote 569889 do antialérgico Alektos 20mg, da empresa Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A., também deve ser recolhido e teve a sua comercialização, distribuição e uso suspensos. Isso porque, depois de identificar que a embalagem do Alektos 20mg havia sido trocada pela do medicamento Nesina, a empresa comunicou o recolhimento voluntário do lote em questão.







