O governo federal lançou o aplicativo Celular Seguro, que permite o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho de telefone móvel em casos de roubo e furto.
Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados em uma página na internet a ser divulgada pelo governo federal. “Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em postagem nas redes sociais.
A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados “num pedaço de metal inútil” após o bloqueio.
PASSO A PASSO
- Acesse celularseguro.mj.gov.br ou baixe o app Celular Seguro BR (Android | iOS);
- Faça login e clique em “Registrar ocorrência”
- Clique em “Meus telefones” (caso seja o dono do aparelho roubado) ou “Telefone de Confiança” (se o aparelho for de um contato conhecido);
- Na lista, selecione o celular que será bloqueado e clique em “Alerta”;
- Preencha os dados solicitados, com data, hora, estado, cidade e o tipo de situação que levou à perda do aparelho;
- Clique em “Emitir” e anote o número de protocolo
COMO BAIXAR?
Clique aqui se o seu celular for um IPHONE
Clique aqui se o seu celular for um ANDROID