Uma árvore de grande porte caiu na tarde desta sexta-feira (20) em frente à Creche Presidente Campos Salles, localizada na Rua Peruíbe, na Vila Campos Salles, em Campinas (SP). O incidente ocorreu durante fortes chuvas que atingiram a região, causando também o destelhamento parcial do prédio da creche.
A queda da árvore provocou a ruptura da fiação elétrica e a quebra de um dos postes no local. Imagens gravadas pela equipe da Thathi Record registraram o cenário de destruição.
Ninguém ficou ferido. Equipes de manutenção foram acionadas para realizar a retirada da árvore e o reparo na rede elétrica. Por conta disso, a unidade não teve atendimento nesta sexta-feira e a partir de segunda-feira, dia 23, também não terá atividades devido ao período de férias escolares.
Até as 17h, foram registrados 25,8 milímetros em cerca de uma hora e meia, sendo o índice maior no Córrego Serafim, região central da cidade. A Defesa Civil atendeu a nove chamados de quedas de árvores na cidade: Região Norte – Jardim Santa Mônica (1), Residencial Campo Florido (1) e Jardim São Marcos (1); Região Sul – Parque Jambeiro (2); e Leste – Sítios de Recreio Gramado (1, sobre a rede elétrica), Taquaral (2, sendo 1 sobre a rede elétrica) e Parque São Quirino (1 ocorrência de queda de galho). A Secretaria de Serviços Públicos foi acionada e está nas ruas realizando a retirada das árvores e galhos.
A previsão é que a chuva em Campinas continue nas próximas horas de acordo com alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Há possibilidade de ocorrência de enxurrada e inundações às margens do rio Atibaia, Capivari e seus afluentes, incluindo os córregos da área urbana. As equipes municipais da Defesa Civil, Serviços Públicos, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Habitação e Desenvolvimento e Assistência Social já estão de sobreaviso para o atendimento de ocorrências relacionadas à chuva.
Veja o vídeo: