A Associação Mata Ciliar, localizada em Jundiai, possui um programa de apadrinhamento de animais. É possível contribuirr com valores a partir de R$ 20 até R$ 200, para auxiliar no tratamento e cuidados com animais silvestres que estão em recuperação e não podem ser reinseridos ao habitat.
Esse é o caso da onça-parda Mayo, que perdeu uma das perdas num acidente com uma colheitadeira. Apesar de ser um animal muito ativo, ele não pode mais voltar ao habitat, pois não conseguiria sobreviver.
Com o trabalho da equipe da associação, ele interage com enriquecimentos ambientais. Nas redes sociais da Mata Ciliar é possível encontrar vídeos dele nessas atividades super divertidas, como a temática de festa junina.
Esse trabalho, além de ser uma brincadeira, estimula o animal a se manter ativo e se exercita, apurando o comportamento natural e prorpocionando mais qualidade de vida.
Para participar do programa “Adote um Animal” e apadrinhar o Mayo ou outro bichinho atendido por eles, contribuindo para a manutenção dos trabalhos, basta acessar o site da associação: mataciliar.org.br
Quem contribui recebe informações mensais sobre animal adotado e participa de eventos especiais na Mata.