Atenção vestibulando: novas regras na Lei de Cotas já estão em vigor

Ingridy Porto (sob supervisão)
Ingridy Porto (sob supervisão)
Graduanda em Jornalismo pela PUC Campinas, atuo na área de produção do jornal Balanço Geral na Record Campinas e sou editora no site de notícias THMAIS Campinas. Nas horas vagas, qualquer lugar no meio da natureza é bem vindo.
Atenção vestibulando: novas regras na Lei de Cotas já estão em vigor
Foto: Reprodução/R7

As novas regras na Lei de Cotas já estão em vigor para estudantes que prestaram vestibular neste ano. As mudanças fazem parte para o ingresso em universidades federais e instituições de ensino médio e técnico.

As novas mudanças foram integradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma reunião no Palácio do Planalto em Brasília.

Veja as mudanças:

  • A nova legislação deve assegurar cotas para pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência, estudantes de escolas públicas, e agora também, para quilombolas.
  • Deverá ter, a partir de agora, reserva de 50% das vagas de ingresso nos cursos de graduação para estudantes com renda familiar igual ou menor a um salário mínimo. A lei previa que as vagas eram reservadas para rendas mínimas de um salário e meio.
  • Novos investimentos de políticas de inclusão para programas de pós-graduação para pessoas negras, pardos, indígenas, quilombolas e com deficiência.
  • Nova avaliação a cada 10 anos do programa de cotas, com ciclos anuais de monitoramento.
  • Estudantes cotistas, poderão, a partir de agora, concorrer a vagas de ampla concorrência. Caso não consigam se candidatar, passam a concorrer as vagas reservadas para cotas.

Segundo o Governo Federal, as regras já serão aplicadas na edição do SISU (Sistema de Seleção Unificada) deste ano, com base nas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos).

O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Saiba mais:

*Sob supervisão de Mariana Antonella

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS