O Ministério Público do Trabalho propôs o adiamento das demissões dos operários do setor de logística para março de 2024. A proposta à Mercedes-Benz foi durante audiência de mediação entre representantes da empresa no Brasil, de uma comissão de trabalhadores da fábrica, em Campinas, e do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região.
Inicialmente, as demissões estão previstas para dezembro deste ano e a empresa afirma que o processo de fechamento é “irreversível”.
O encerramento das atividades da fábrica irá ocasionar a demissão de 140 trabalhadores do setor de logística em dezembro de 2023, e outros 165 trabalhadores em dezembro de 2024, totalizando 305 dispensas.
Na audiência, os representantes da Mercedes afirmaram que a decisão pelo encerramento das atividades foi após a realização de um estudo global para reestruturação da atividade produtiva.
Apenas as fábricas de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora continuarão ativas.
O MPT e o sindicato apresentaram à empresa a proposta de alargar o prazo para a dispensa dos trabalhadores do setor de logística para março de 2024. Os representantes da Mercedes se comprometeram a levar a proposta para a diretoria e retomar a discussão.
Futuramente haverá uma nova audiência de mediação, que ainda não tem data agendada.
A empresa, também se comprometeu a trazer o cronograma inicial de encerramento das atividades da fábrica na metrópole.