O ano letivo começou nesta segunda-feira (3) nas escolas da rede estadual de São Paulo, e uma das principais novidades para 2025 é a proibição do uso de celulares durante todo o período escolar, incluindo intervalos e recreio, em todas as unidades de Ensino Fundamental e Médio.
A nova lei é válida para todo o Brasil, desde que foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último dia 13. O projeto foi aprovado pelo Congresso em dezembro do ano passado.
A orientação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é que as unidades adotem um plano de ação para desencorajar o uso de dispositivos eletrônicos no ambiente escolar e divulguem as novas regras já a partir do primeiro dia de aula.
A utilização dos dispositivos será permitida apenas em casos de necessidade pedagógica, para a utilização de conteúdos digitais ou de ferramentas educacionais, além de casos em que haja a necessidade de auxílios tecnológicos por parte de alunos com deficiência.
A reportagem foi até uma escola no bairro Botafogo, em Campinas, no horário de entrada dos estudantes, para ouvir a opinião de pais e alunos e entender como a nova lei será aplicada.
Balanço Geral mostra a nova lei em escola de Campinas
Aulas de 50 minutos
Outra mudança é a duração da aula de cada disciplina dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que será ampliada para 50 minutos. Com o aumento, serão seis aulas por dia para alunos de período parcial nos turnos da manhã e da tarde.
Até o ano passado, a grade era composta por sete disciplinas diárias de 45 minutos.



