Com o registro de 67 acidentes entre os anos de 2019 e 2024, o cruzamento da avenida John Boyd Dunlop com a rua Domício Pacheco e Silva, o Balão do Londres, terá a presença de educadores e agentes da mobilidade urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) nesta sexta-feira, 19.
No período entre 7h e 9h, eles abordarão os usuários da via para alertar sobre os riscos de acidentes e estimular condutas seguras na circulação. Nas abordagens, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas orientam sobre o respeito aos limites de velocidade, às travessias de pedestres e à sinalização, além do uso obrigatório de equipamentos de segurança (capacete, cinto, etc).
As orientações também constam nos folhetos informativos entregues durante a ação. As ações preventivas para salvar vidas no trânsito são realizadas de forma contínua pela Emdec. Ao longo de 2023, foram realizadas 35 abordagens em pontos críticos, que mais registraram acidentes, e 4,8 mil pessoas foram orientadas.
Cruzamento na 5ª posição em ranking
O “Balão do Londres” é o quinto colocado no ranking dos 50 pontos críticos de acidentalidade em Campinas. Ao todo, foram registrados 67 sinistros no local entre 2019 e fevereiro de 2024, sendo 41 sem vítima, 20 com vítima não fatal, cinco atropelamentos não fatais e um acidente fatal. Os dados acumulados integram o último Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito, divulgado pela Emdec em abril.
Instituições de ensino
Dentro dos programas permanentes de educação para mobilidade, a Emdec também realizou diversas atividades em instituições de ensino ao longo da semana.
Na última segunda, 15 de abril, o Colégio da Polícia Militar, no Jardim do Trevo, recebeu palestras do programa “A gente aprende, agente ensina”, estimulando condutas seguras no trânsito.
A Escola Estadual “Prefeito Antônio da Costa Santos”, no Parque Universitário de Viracopos, recebeu na terça (16/04) palestras do P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth – Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude). As orientações do programa têm foco nos perigos da combinação entre álcool e direção.
Atividades do minicircuito de trânsito foram levadas ao Colégio Crescer, no Jardim Novo Campos Elíseos, na última quarta-feira, 17 de abril. De forma lúdica, estudantes aprendem as regras de circulação em calçadas, ciclovias e ruas, nos papeis de pedestres, ciclistas e motoristas. O percurso é realizado de forma lúdica e os educadores também explicam sobre pontos de ônibus, sinalização e vagas exclusivas.
E o CEI Nave Mãe “Prefeito Francisco Amaral”, que fica no Jardim do Lago, recebeu o Teatro de Fantoches da Emdec, que conta com um agente da mobilidade urbana entre os personagens, transmitindo orientações de segurança no trânsito para os alunos, de forma lúdica e descontraída.
Serviço:
Abordagem educativa em ponto crítico de acidentalidade
Quando: 19/04 (sexta-feira)
Horário: das 7h às 9h
Local: avenida John Boyd Dunlop x rua Domício Pacheco e Silva (Balão do Londres)