Um cachorro morreu em Indaiatuba, ao morder uma bombinha que havia sido jogada em um campo de areia, durante as comemorações da virada de ano.
Segundo testemunhas, a bomba teria sido atirada por uma criança e explodiu na boca do cão, causando a morte instantânea do animal.
Ainda de acordo com os moradores do bairro, Hércules era dócil e costumava interagir com as crianças na rua. Ele acabou mordendo a bombinha por achar que se tratava de um brinquedo.
Outros casos
Em Itupeva, também na virada do ano, um cachorro pulou do quintal andar de um prédio, e morreu durante a queima de fogos.
Segundo o síndico do condomínio, o cachorro sofria de ansiedade e estava sozinho no apartamento, porque a família tinha viajado.
Com a queda, o cão morreu na hora. Ele não chegou a ser levado para o hospital veterinário. Os vizinhos chamaram uma ativista no local, que acionou a polícia através do secretário do Meio Ambiente. Uma viatura esteve no condomínio e o caso foi registrado.
Em Sumaré
Na noite da virada de ano, um cão pulou do quarto andar de um edifício em um condomínio no bairro matão em Sumaré. Ele chegou a ser resgatado pela ONG Amor de Bicho e levado ao veterinário, mas não resistiu.
Segundo informações disponibilizadas pela ONG, a suspeita é que ele tenha se assustado com os fogos e pulado pela escada do condomínio. Inicialmente foram notificados que seria um atropelamento, mas quando chegaram ao local, descobriram que se tratava de uma queda.
A estimativa é que o animal tenha pulado por volta das 2h manhã e só chegou a ser resgatado às 10h. Com a chegada da ONG ele foi levado ao centro médico veterinário, onde chegou com a pressão baixa, taquicardia e hipoglicemia. Além disso apresentava uma fratura exposta no membro pélvico e contusão pulmonar. Devido a demora, o cachorro já havia perdido muito sangue.
A ONG divulgou esta tarde que cão não resistiu aos ferimentos e faleceu. Na publicação, é feito um apelo: “Gostaríamos de pedir que as pessoas se conscientizem a respeito dos fogos de artifício. Até quando os animais precisarão pagar com a própria vida apenas para divertimento humano? E os que não morrem, se machucam gravemente”