A Prefeitura de Campinas vai manter os 25 parques e bosques públicos da cidade fechados neste sábado, 28 de dezembro. A situação será reavaliada neste domingo, 29. O índice de chuva acumulado nas últimas 72 horas supera os 80 milímetros (limite estabelecido para fechamento dos parques) nas cinco regiões da cidade, segundo o Setor de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil. Nas regiões Sul e Sudoeste, o índice chegou a 190,8 milímetros. Os parques estão fechados desde às 8h desta sexta-feira, 27 de dezembro.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, neste domingo, 29 de dezembro, pela manhã, haverá nova avaliação da situação.
A cidade permanece em Estado de Atenção por causa do alto volume de chuvas. Como o solo já se encontra encharcado, a Prefeitura mantém atenção redobrada em áreas mais vulneráveis. A Secretaria de Serviços Públicos mobilizou 300 pessoas para garantir a organização e limpeza da cidade, retirada de árvores e galhos que tenham caído por causa de chuvas e ventos, conserto de galerias e afundamento de vias.
A força-tarefa reúne a Defesa Civil e as secretarias que atuam diretamente no caso de ocorrência de eventos climáticos extremos: Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab e Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas). Outras secretarias estão de sobreaviso para atuar caso necessário.
Tirolesa do Taquaral
Por conta do fechamento dos parques, a operação da Tirolesa do Taquaral, prevista para começar neste sábado para o público, foi suspensa.
Mesmo que ocorra a abertura dos parques, em caso de chuvas, tempestades, raios, ventos fortes e frio durante todo o dia, a atividade será cancelada e poderá ser reagendada dentro de 30 dias para quem adquiriu ingressos. Mais informações podem ser obtidas pelo site taquaralaventura.com.br.
Trânsito
Neste sábado, 28 de dezembro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reabriu a avenida Heitor Penteado no entorno da Lagoa do Taquaral. A faixa reversiva no entorno do Bosque dos Jequitibás também foi suspensa.
Também foram desbloqueadas vias na região do Curtume, além das ruas Francisco de Souza Ferreira (Campina Grande) e João Caboclo da Silva (Chácara Santa Letícia).
Em Sousas, foram liberadas a rua Monsenhor Emílio José Salim e a Praça Beira Rio. A rua Maneco Rosa segue bloqueada, bem como a São Luiz do Paraitinga, no São Bernardo. Nesses locais, equipes de limpeza atuam para a liberação do trânsito.
Serviço
- Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;
- Ligue 118 para emergências de trânsito;
- Ligue 193 para situação de emergência.
- Ligue 156 para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores