BRT motiva a extinção de seis linhas de ônibus em Campinas

Ingridy Porto (sob supervisão)
Ingridy Porto (sob supervisão)
Graduanda em Jornalismo pela PUC Campinas, atuo na área de produção do jornal Balanço Geral na Record Campinas e sou editora no site de notícias THMAIS Campinas. Nas horas vagas, qualquer lugar no meio da natureza é bem vindo.

A EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) determinou, a partir desta sexta-feira, dia 01, a extinção de seis linhas do transporte público em Campinas.

Segundo a empresa, o motivo é a baixa adesão dos usuários nas linhas após a criação do BRT na região do Campo Grande e das linhas alimentadoras do bairro Satélite Íris.

Ao todo, seis linhas radiais, ou seja, que partem dos bairros em direção ao centro da cidade, não circularão mais no município. São elas:

221 (Satélite Íris IV)
222 (Jardim Florence)
223 (Satélite Íris III)
224 (Residencial Sírius / Corredor Central)
225 (Residencial Sírius II)
229 (Jardim Florence II)

De acordo com a EMDEC, antes da atual operação do BRT, em setembro de 2023, as linhas radiais transportavam, em média, 18,2 mil passageiros em dias úteis.

Já na primeira quinzena de fevereiro deste ano, foi registrada uma média de 3,4 mil passageiros, o que representa uma redução de 81% em relação ao mês de setembro.

As linhas que podem substituir as linhas extintas são:

227 (Jardim Florence II)
232 (Jardim Rossin)
233 (Jardim Florence I)
234 (Satélite Íris III)
235 (Residencial Sirius)
243 (Princesa D’Oeste)
226 (Residencial Sirius / Terminal Satélite Íris)

Os usuários utilizam as linhas alimentadoras para acessar o Terminal Satélite Íris e realizam a integração gratuita com uma das linhas BRT (BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26) para um deslocamento mais rápido pelo corredor exclusivo.

OUTRO LADO

Sobre as filas, a Emdec esclarece que é uma prática comum dos usuários organizar a espera em cada horário que desejam embarcar. Em geral, isso ocorre para que possam viajar sentados no início ou no decorrer do percurso. Não foram observadas, na data de hoje (01/03), anormalidades em relação à operação das linhas BRT.

Quanto aos intervalos, a Emdec vem monitorando a operação e a demanda tanto das alimentadoras quanto das linhas BRT. E vem realizando as adequações necessárias na frota e programação horária. Esses ajustes vão continuar ocorrendo conforme a adesão às alimentadoras e ao BRT aumenta. Inclusive, também a partir de hoje (01/03), a frota da linha BRT25 foi reforçada com mais um ônibus para atender à nova demanda. Agora, são, ao todo, nove veículos circulando nos horários de pico, com intervalos de nove minutos.

A Emdec reforça que é uma característica do sistema BRT a alimentação por linhas que partem dos bairros, ou seja, a integração com as linhas BRT a partir dos terminais. E que, para minimizar os impactos aos usuários, optou por não extinguir as linhas radiais logo no início da operação do BRT e sim conforme houvesse a migração da demanda, como ocorreu agora.

As mudanças foram divulgadas desde o dia 26/02 por meio da imprensa, mensagens nos aplicativos do transporte e redes sociais da Emdec. Agentes da mobilidade urbana também orientam os usuários nos terminais.

*Sob supervisão de Mariana Antonella

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