Cães e gatos também correm riscos no calor: saiba como proteger os animais de estimação

Cães e gatos também correm riscos no calor: saiba como proteger os animais de estimação
Crédito: Eduardo Lopes/Prefeitura Municipal de Campinas

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, é importante lembrar que os cães e gatos também sofrem com o calor intenso. Assim como os humanos, os animais de estimação podem enfrentar problemas de saúde devido ao sol forte e ao clima abafado.

É comum encontrar casos de sofrimento animal causadas pelas fortes ondas de calor que estão se tornando cada vez mais frequentes. Portanto, é fundamental estar atento e adotar medidas para proteger animais de estimação durante o calor intenso. 

Confira algumas dicas da equipe do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBea), da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, para entender melhor como cuidar dos nossos companheiros de quatro patas nesta época do ano:

  • Mantenha seu pet hidratado. O calor excessivo pode levar a uma rápida perda de líquidos. Os pets precisam de acesso constante a água fresca para evitar a desidratação, que pode ser prejudicial à saúde e, em casos extremos, causar a morte.
  •  Evite passeios entre 10h e 17h, período mais quente do dia.
  •  Tenha cautela com asfalto e pisos quentes. Superfícies quentes, como asfalto e calçadas, podem causar queimaduras nas patas dos pets. O contato prolongado com superfícies quentes pode resultar em ferimentos dolorosos. 
  •  Redobre a atenção e cuidados com filhotes, idosos, obesos, com focinhos curtos e de pelos longos. Eles sofrem maior tendência a apresentar problemas respiratórios, desidratação e dificuldade em perder calor.
  •  Aumente a frequência de banhos e brincadeiras com água. Porém, lembre-se de secar bem os pelos para não correr risco de proliferação de fungos por causa da umidade.
  •  Não deixe ração nem água expostas ao sol.
  •  Os animais devem ficar em locais arejados e em abrigo protegido, com pisos frios, gramado ou terra, de preferência.

Sofrimento

Além dessas dicas gerais, é importante ficar atento aos sinais de alerta que os animais podem apresentar quando estão sofrendo com o calor.

Ofegar excessivamente, babar em excesso, apresentar fraqueza, vômitos, diarreia e, até mesmo desmaios, são sinais de que seu pet pode estar com hipertermia, uma condição grave causada pelo aumento da temperatura corporal.

Cães e gatos de pelagem branca merecem atenção especial, pois possuem maior sensibilidade ao sol. É recomendado evitar a exposição direta ao sol e, se necessário, utilizar protetor solar específico para animais.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS