Dois cachorros da raça pug foram resgatados pela equipe da Cadeia para Maus-tratos no Jardim Flamboyant, em Campinas. Os animais estavam em condições insalubres, expostos a sol forte, chuva e sem água.
Um dos cães estava cego e sem o movimento das patas traseiras. Isso por conta da negligência do tutor, que não levou o animal para passar por cuidados médicos depois de ser atropelado. Os cães foram encaminhados para uma clínica veterinária.
- Motorista por aplicativo é encontrado morto em Hortolândia
- Foragido do sistema prisional é encontrado e preso pela polícia
Durante o resgate, uma vizinha tentou intimidar a equipe diversas vezes, dizendo que ali não havia animal mal-tratado. Segundo Roberta Lima, voluntária do projeto, muitas pessoas acham que maus-tratos se resume apenas à agressão, quando na verdade tamém inclui situações de descaso e desatenção.
A equipe da Cadeia para Maus-tratos realizou 42 resgates em 2023, até o momento. Ao todo, 256 animais foram salvos na região de Campinas. No ano passado foram 58 resgates e 404 animais salvos.
Outro caso recente que chamou atenção aconteceu em Americana no início de setembro. Um idoso foi filmado agreedindo um cachorro. No local, na hora de receber a equipe com a guarda civil, ele ainda bateu em alguns cães com um cabo de vassoura. O local tinha fezes pelo chão e os animais aparentavam sinais de desnutrição. No total, 18 animais, entre cães e gatos, foram resgatados.
*Supervisão Marcela Gomes e colaboração de Júlia Vilela