O dia amanheceu ensolarado neste sábado, 11, com temperaturas elevadas. No início da tarde, o Cepagri, Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp, marcava 35,3%. A tendência é de temperaturas ainda mais altas até o final da tarde. Não há previsão de chuva para este sábado.
A previsão é de que esse calorão prevaleça até o próximo dia 15, feriado da Proclamação da República. Em algumas cidades, como Campinas e Sumaré a temperatura pode chegar à marca de 38ºC com sensação de 40º.
- THMais Campinas lança canal no WhatsApp; veja como acessar
- Campanha de multivacinação acontece no Shopping Parque das Bandeiras neste fim de semana
Tem quem goste de sol e calor, mas com esse tempo abafado é preciso tomar alguns cuidados. A umidade relativa do ar está baixa, marcando os 23,7%, agravando assim, os riscos associados ao calor.
A defesa civil orienta que as pessoas mantenham a hidratação, bebendo bastante água, e evitem caminhar ou fazer outras atividades físicas ao ar livre, nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 17h. Dentro de casa, a recomendação é usar umidificadores de ar como toalhas molhadas, recipientes com água e vaporizadores, para amenizar o calor.
Alerta emitido pela Defesa Civil
Na última quinta-feira, 9, a Defesa Civil de Campinas emitiu um alerta por conta das altas temperaturas e queda da Umidade Relativa do Ar (URA) que devem atingir a Região Metropolitana de Campinas (RMC) até a próxima semana.
Segundo o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil Estadual informou que, entre sábado (11) e segunda-feira (13), a chegada de uma massa de ar quente vai elevar as temperaturas gradativamente, com momentos de calor intenso nas regiões de Campinas e Sorocaba.
Como há previsão para máximas de 38°C e sensação térmica de 40°C, ressalta-se a importância de se proteger do Sol, evitando exercícios ao ar livre nos períodos mais quentes dos dias e manter hidratação constante, bebendo bastante água.
Outra recomendação importante é não atear fogo na vegetação. Além de ser crime ambiental, o risco de incêndios estará elevado.
A população mais vulnerável como idosos e crianças precisa de mais atenção nesse período. A orientação é que as pessoas procurem locais frescos, ventilados e à sombra. Esses cuidados deverão ser mantidos até que a situação se reverta. A URA divide-se em três níveis: estado de atenção (URA entre 20 e 30%), estado de alerta (URA entre 12 e 20%) e estado de Emergência (URA abaixo de 12%)
Previsão para os próximos dias
A situação se repete nos próximos dias. O calor será intenso com máximas que superam os 35°C no período da tarde.
O domingo, 12, também deve ser ensolarado e continua sem previsão de chuva. Os termômetros oscilam entre a mínima de 22°C ao amanhecer e a máxima de 37°C à tarde. Os menores índices de umidade se aproximam dos 20%.
A segunda-feira (13) terá predomínio de sol e temperaturas elevadas. Mínima de 23°C na madrugada, máxima de 38°C à tarde, e umidade do ar mínima de 20%.