A imprudência no trânsito de Campinas voltou a chamar atenção. Imagens registradas pelos novos pontos de videomonitoramento da EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) flagraram motoristas cometendo diversas infrações, como avanço de sinal vermelho, conversão proibida e uso irregular de faixas exclusivas para ônibus. A fiscalização, que agora é contínua e remota, tem como objetivo aumentar a segurança viária e diminuir os sinistros registrados nos cruzamentos mais movimentados da cidade.
👉 Siga a Thathi TV Record no Instagram.
As infrações mais comuns foram identificadas em trechos do corredor BRT Ouro Verde, próximo à Estação Mário Gatti. A maioria dos motoristas infratores vinha da Avenida Prefeito Faria Lima e realizava conversões proibidas para acessar a Avenida das Amoreiras, além de invadir faixas exclusivas. Durante a fase de operação assistida — sem aplicação de multas —, os flagrantes reforçaram a necessidade da fiscalização eletrônica no local.
Quase 50 infrações em novos pontos no Centro de Campinas
No dia 22 de maio, a EMDEC ativou novas câmeras nos cruzamentos das Avenidas Senador Saraiva com Benjamin Constant e Francisco Glicério com Aquidabã. Até o dia 31 de maio, foram 48 infrações registradas, sendo 45 por uso indevido da faixa exclusiva e três por uso irregular de vagas de estacionamento de curta duração. Vale lembrar que transitar pela faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47.
Ao todo, 10 pontos de videomonitoramento estão em funcionamento em Campinas. Entre janeiro e maio de 2025, eles identificaram 4,9 mil infrações, incluindo parada sobre faixa de pedestres, estacionamento irregular e avanço de sinal vermelho.
Cruzamento no São Bernardo concentra acidentes
Entre 2024 e 2025, o cruzamento próximo ao bairro São Bernardo registrou 19 sinistros de trânsito, conforme dados da Central de Monitoramento da EMDEC. Desses, 11 ocorreram em 2024 — sete com vítimas feridas — e outros oito já foram registrados entre janeiro e maio deste ano, com três envolvendo feridos. Os números chamam atenção, especialmente considerando que os dados representam apenas cerca de 30% das ocorrências registradas no município.
Local estratégico: escolas, hospitais e grande fluxo de pedestres
Além de estar inserido no corredor BRT, o cruzamento monitorado nas Amoreiras concentra polos de grande circulação, como o Hospital Mário Gatti, o SESI Amoreiras, a instituição Patrulheiros Campinas e o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). A presença constante de pedestres reforça a necessidade de um trânsito mais seguro.
👉 Se mantenha informado pelo nosso canal do WhatsApp.
Como funciona a fiscalização remota
A operação dos equipamentos é realizada por cinco profissionais da Central de Monitoramento da EMDEC, que atuam em regime de revezamento. As câmeras capturam as infrações em tempo real e geram um auto de infração a partir das imagens. Além disso, o sistema também permite o acompanhamento de acidentes em andamento, veículos quebrados e manifestações, oferecendo uma resposta mais rápida em situações emergenciais.
A fiscalização está amparada pela Resolução 909/2022 do Contran e pelo artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que autorizam o uso de sistemas de monitoramento online para autuação de infrações.



