Campinas começa a aplicar vacinas nos terminais metropolitanos

Ingrid Spinoza
Ingrid Spinoza
Jornalista na Thathi Record TV, 23 anos. Apaixonada por literatura e pela arte de escrever.
Mercado Assaí em Campinas realiza vacinação nesta sexta
Foto: Prefeitura de Campinas

Para incentivar a vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos, Campinas está aplicando as vacinas nos terminais metropolitanos de ônibus.

A iniciativa, que faz parte da Campanha de Multivacinação, teve início na manhã desta segunda-feira, 16, visa garantir que todas as crianças e adolescentes estejam protegidos contra diversas doenças por meio da atualização das suas vacinas.

Além disso, a campanha se estende até o dia 20 de outubro e ocorre em cinco pontos estratégicos:

  • Terminais de ônibus em Campo Grande, Padre Anchieta e Barão Geraldo, das 6h às 9h e das 16h às 19h;
  • Terminais de ônibus Central e Ouro Verde, das 16h às 19h.

As vacinas disponíveis incluem BCG, pentavalente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, SCR (1ª dose), tetraviral SCR (2ª dose), e hepatite A.

Todas essas doses estão prontamente disponíveis nos 67 centros de saúde da cidade. Mas vale ressaltar que, embora o foco principal seja crianças e adolescentes, pessoas de todas as idades podem aproveitar a oportunidade para atualizar suas cadernetas de vacina.

DESEMPENHO DA CAMPANHA EM CAMPINAS

A Campanha de Multivacinação teve início em 30 de setembro e, na primeira semana, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu um total de 9.598 crianças. Destas, 5.603 receberam alguma dose para a atualização de suas cadernetas.

O Dia D, que aconteceu em 7 de outubro, teve um papel crucial, com a aplicação de 2.604 vacinas em 5.732 atendimentos.

ESTRATÉGIAS

Além dos terminais de ônibus em Campinas, a Secretaria de Saúde está promovendo ações em shoppings da cidade, com datas programadas no Parque das Bandeiras (dias 21 e 22) e no Unimart (de 26 a 28).

Outra estratégia é levar as doses para 134 escolas públicas da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Campinas, através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação.

Além disso, a Secretaria de Saúde está implementando outras ações para promover a campanha, incluindo:

  • Ações educativas sobre a importância da vacina em parceria com o Rotary;
  • Publicidade da campanha nos ônibus do transporte público coletivo de Campinas, em parceria com a Transurc e cooperativas. Por meio de backbus (vidro traseiro) e busdoor (portas), além de 1,4 mil cartazes nas áreas internas dos ônibus;
  • Campanha de incentivo nas redes sociais;
  • Colocação de banners e cartazes nos centros de saúde e no novo site de vacinas.

Essas ações visam garantir que todas as crianças e adolescentes de Campinas estejam protegidos contra doenças preveníveis, por meio da atualização de suas cadernetas de vacinação. A saúde pública e a segurança de todos são prioridades nessa iniciativa.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS