RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Campinas inaugura centro inédito de inteligência que une guardas municipais da RMC contra o crime

Foto: Divulgação / PMC

Foi inaugurado nesta segunda-feira (12), em Campinas, o primeiro Centro de Inteligência Metropolitana (CIM) do país voltado à segurança pública. A unidade vai integrar núcleos de inteligência das guardas civis municipais das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), promovendo cooperação e resposta coordenada ao crime.


Instalado em anexo ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Vila São José, o CIM permitirá o compartilhamento de dados, imagens de câmeras de monitoramento e informações estratégicas em tempo real entre os municípios. A proposta é reforçar a atuação conjunta das forças municipais, em sinergia com órgãos estaduais, federais e com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

“Melhorar a segurança passa por integração e ações conjuntas. A união das guardas municipais e o uso de tecnologia vão fortalecer o enfrentamento à criminalidade em toda a região”, afirmou o prefeito de Campinas, Dário Saadi, também presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC.

O centro vai operar com sistemas de monitoramento veicular interligados, o que permitirá, por exemplo, a detecção e abordagem rápida de veículos furtados ao cruzarem diferentes municípios. “Todas as unidades de inteligência atuarão no mesmo ambiente, promovendo uma produção contínua de conhecimento sobre as dinâmicas criminais”, explicou o secretário de Segurança de Campinas, Christiano Biggi.

Além do monitoramento integrado, estão previstas operações conjuntas contra crimes recorrentes na RMC, como furtos de fios, roubos a estabelecimentos comerciais, desmanches e receptação de veículos.

A coordenação do CIM será conduzida por Vinhedo, com Paulínia na vice-coordenação. Campinas assume a 1ª secretaria, seguida por Santo Antônio de Posse (2ª) e Itatiba (3ª). A estrutura foi aprovada de forma unânime pelos prefeitos da região, após debates na Câmara Temática de Segurança Pública da RMC.

O objetivo central é fornecer dados confiáveis para embasar decisões e políticas públicas mais eficazes na área de segurança. “Essa integração inédita vai fortalecer os indicadores de prevenção e ampliar a sensação de segurança para os moradores”, completou Biggi.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS