A Prefeitura de Campinas anunciou que os 60 novos ônibus entregues em julho já estão em operação nas regiões do Campo Grande e Nova Aparecida/Padre Anchieta. Com isso, a cidade soma 110 veículos incorporados à frota de transporte público coletivo em 2025. Outros 50 ônibus foram integrados entre abril e julho, atendendo linhas dos eixos Ouro Verde, Nova Europa, Parque Jambeiro e Swiss Park.
O segundo lote, com 60 veículos, renovou 15 linhas municipais, em ação coordenada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Secretaria de Transportes (Setransp) e o operador Campibus, que adquiriu os veículos. Os ônibus anteriores foram comprados pelas empresas VB Transportes e Onicamp Transporte Coletivo.
As linhas que receberam os últimos veículos incluem a 213 e a 219, ambas do Terminal Itajaí. Outras linhas contempladas são a 231, 239, 251, 252, 254, 255, 256, 257, 260, 261, 263, 264 e 265, que juntas transportam cerca de 25 mil passageiros em dias úteis.
Os ônibus são do modelo Euro 6, com 12,7 metros de comprimento e 208 cavalos de potência. Contam com quatro portas, ar-condicionado e tomadas USB para recarga de celular, além de capacidade para 33 passageiros sentados e 29 em pé. Eles representam 54% da frota operacional da Campibus, que hoje possui 110 veículos, além de uma frota patrimonial de 131 veículos, incluindo reservas.
Usuários destacam a melhora no conforto e na operação. A auxiliar de desenvolvimento infantil Helen Reis, que utiliza a linha 261 diariamente, afirma que os veículos são confortáveis, têm onde carregar o celular e que a operação melhorou, reduzindo as quebras frequentes. Já Nilda Maria de Paula, usuária da linha 251 há mais de 20 anos, ressaltou a redução do barulho, o conforto e o aumento da rapidez nas viagens.
Motoristas da Campibus também apontam benefícios. José Paulo Batista da Silva e Waldir Pereira da Silva destacam mais estabilidade, segurança e bancos confortáveis, o que contribui para a pontualidade das linhas e satisfação dos passageiros.
A modernização total da frota está prevista na nova licitação do transporte público, que promete renovar 100% dos veículos, incluindo o BRT. A proposta inclui ar-condicionado em todos os ônibus, Wi-Fi, tomadas USB, câmeras de segurança (CFTV), GPS e terminais com computadores de bordo ao longo do contrato.







