Campinas lança medidas para diminuir a transmissão da dengue após alta de casos

Ingridy Porto (sob supervisão)
Ingridy Porto (sob supervisão)
Graduanda em Jornalismo pela PUC Campinas, atuo na área de produção do jornal Balanço Geral na Record Campinas e sou editora no site de notícias THMAIS Campinas. Nas horas vagas, qualquer lugar no meio da natureza é bem vindo.
Campinas lança medidas para diminuir a transmissão da dengue após alta de casos
Foto: GOV

A prefeitura de Campinas lançou nesta terça-feira, 19, uma série de medidas para reduzir os casos de dengue no município. O pacote de ações foi criado para evitar a volta dos tipos 3 e 4 da dengue na cidade. Somente neste ano, Campinas registrou 10.293 casos confirmados e três mortes pela doença.

Segundo a prefeitura, entre as medidas anunciadas, a Secretaria de Saúde irá intensificar a divulgação de orientações nas mídias, comprar insumos para a saúde e intensificar os mutirões.

Dengue tipo 3 e 4

A dengue tem quatro sorotipos e de acordo com a Fiocruz, a infecção por um deles cria imunidade contra o mesmo sorotipo. Dessa forma, cada pessoa só pode contrair dengue novamente se tiver contato com um sorotipo diferente. Como poucas pessoas contraíram o tipo 3, há risco de epidemia porque há baixa imunidade contra esse sorotipo. Os sintomas do tipo 3 são os mesmos do tipo 1 e 2.

A Secretaria de Saúde anunciou alerta nos casos de dengue, com a possibilidade da reintrodução dos tipos 3 e 4 no município. Ainda conforme a secretaria, o número de casos cresceu, porém, ainda não houve confirmação dos tipos citados acima.

No município a última aparacição do tipo 3 da doença foi registrado no ano de 2009, já o tipo 4, foi erradicado em 2014.

Dificuldade nos atendimentos

De acordo com a prefeitura, o aumento dos casos também estão relacionados com a baixa adesão dos moradores à visita dos agentes sanitários. Há muitos casos em que o imóvel está fechado e outros em que os moradores se recusam a receber os funcionários públicos.

Atualmente Campinas registra oito bairros em estado de alerta, pelo alto risco de transmissão da doença. Sendo eles:

  • Centro
  • Mansões Santo Antônio
  • Jardim Florence 2
  • Jardim do Lago
  • Jardim Eulina
  • Parque Via Norte
  • Jardim Adhemar de Barros
  • Jardim Santo Antônio

Sintomas:
Entre os sintomas de alerta da doença, estão: febre, manchas vermelhas pelo corpo, dor abdominal, vômito persistente, acompanhados também de sangramento na gengiva, no nariz ou na urina. Ao perceber qualquer sintoma, a pessoa deve procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. As formas de prevenção são as já conhecidas pela população: limpeza dos quintais para evitar água empoçada, que é criadouro do inseto, e receber os agentes de saúde para fazer a vistoria em possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

* Sob supervisão de Marcela Gomes

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS