Campinas é a cidade campeã no ranking nacional de saneamento de 2025, segundo o Instituto Trata Brasil. A cidade foi a única a tirar nota 10 em todos os quesitos avaliados, como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, índice de perdas na distribuição e investimentos.
O presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, destacou que Campinas já universalizou o acesso à água e ao tratamento de esgoto dez anos antes do prazo previsto por lei.
O prefeito Dário Saadi reforça que os investimentos em reservatórios, troca de redes antigas e ampliação da infraestrutura ajudaram a cidade a sair da 24ª posição para o primeiro lugar do país.
Desde 2021, a Sanasa investiu quase R$ 1,1 bilhão no Plano Campinas 2030, que já entregou 20 novos reservatórios e trocou 473 km de redes antigas por materiais mais resistentes. Isso ajudou a reduzir as perdas de água para 18%, uma das menores taxas do Brasil.
Além disso, foram construídos novos sistemas de abastecimento e esgoto que beneficiam mais de 350 bairros, alcançando mais de 750 mil moradores.
O plano também beneficiou milhares de pessoas em núcleos residenciais com ligações individualizadas de água e esgoto, atendendo a um princípio básico da Organização das Nações Unidas: a água é fundamental para a vida.
O Instituto Trata Brasil monitora desde 2009 os serviços de saneamento das maiores cidades brasileiras. Os dados deste ranking são referentes a 2023.






