Campinas reforça frota de ônibus devido a superlotação

Ingrid Spinoza
Ingrid Spinoza
Jornalista na Thathi Record TV, 23 anos. Apaixonada por literatura e pela arte de escrever.

A população que utiliza o transporte público de Campinas vem sofrendo com um problema: a superlotação dos ônibus. Mas a quantidade de passageiros no transporte coletivo em determinadas linhas aumentou, devido à uma mudança no Terminal BRT.

Essas mudanças nas linhas de ônibus visam otimizar o sistema de transporte público e acomodar as alterações decorrentes da nova operação do BRT Campo Grande.

As adaptações começaram nesta segunda-feira, 16, no itinerário de 14 linhas de ônibus. 10 linhas saíram do sistema convencional do corredor exclusivo.

Essas linhas agora irão transitar no pavimento asfáltico e atender às paradas existentes à direita da via. Portanto, as linhas afetadas são: 212 e 214 (Terminal Itajaí), 221 (Satélite Íris IV), 222 (Jardim Florence), 223 (Satélite Íris III), 224 e 225 (Residencial Sírius), 228 (Princesa D’Oeste), 229 (Jardim Florence II), 231 (Satélite Íris I).

Por conta da migração antecipada dos usuários para a linha BRT20 (Campo Grande), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reforçou a frota em operação, com dois veículos adicionais, a partir desta terça-feira, 17.

Desde o dia 16, para garantir desempenho e agilidade à operação do BRT, 10 linhas convencionais do transporte coletivo migraram do corredor exclusivo para as marginais da Avenida John Boyd Dunlop. Assim, a partir das ações de orientação à população realizadas pela Emdec, a migração para o BRT foi antecipada.

A saída antecipada das linhas convencionais do corredor exclusivo foi uma estratégia adotada pela Emdec, que considerou a segurança dos usuários. Assim, esse período de acomodação e orientação evita que os passageiros transitem de um lado a outro da avenida para utilizar as linhas BRT.

Nova operação BRT Campo Grande

A partir do dia 20 de outubro, o BRT Campo Grande ganha três novas linhas (duas semiexpressas e uma paradora) e a operação da linha BRT20, criada em novembro de 2022, será ampliada.

Serão 19 ônibus a mais circulando no BRT Campo Grande e ônibus a cada cinco minutos, nos horários de pico, entre os terminais Satélite Íris e Mercado, totalizando 27 veículos. A economia no tempo de viagem será, em média, de 10 minutos.

A linha semiexpressa (com parada em pontos específicos) BRT21 partirá do Terminal Campo Grande e vai até o Terminal Mercado, atendendo à estação Rossin, ao Terminal Satélite Íris e às estações PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária.

A BRT26, também semiexpressa, partirá do Satélite Íris e atenderá às estações PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. As duas linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (5h às 8h; 16h às 19h).

A linha paradora (com atendimento em todas as estações do corredor) BRT25 partirá do Satélite Íris e chegará até o Terminal Mercado e Corredor Central (Rótula). Entretanto, a BRT20, agora paradora, parte do Terminal Campo Grande e chegará até o Terminal Mercado, atendendo todas as estações do Campo Grande.

As linhas paradoras circularão, também, pelo Corredor Central (Rótula), atendendo aos terminais Mercado e Central, além de pontos de parada nas vias Irmã Serafina, Anchieta, Dona Libânia e Orosimbo Maia. Dessa forma, ambas irão operar de segunda a segunda-feira, até as 00h.

Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS