RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
Ingrid Spinoza
Ingrid Spinoza
Jornalista na Thathi Record, 24 anos. Apaixonada por literatura e pela arte de escrever.

Campinas reforça frota de ônibus devido a superlotação

A população que utiliza o transporte público de Campinas vem sofrendo com um problema: a superlotação dos ônibus. Mas a quantidade de passageiros no transporte coletivo em determinadas linhas aumentou, devido à uma mudança no Terminal BRT.

Essas mudanças nas linhas de ônibus visam otimizar o sistema de transporte público e acomodar as alterações decorrentes da nova operação do BRT Campo Grande.

As adaptações começaram nesta segunda-feira, 16, no itinerário de 14 linhas de ônibus. 10 linhas saíram do sistema convencional do corredor exclusivo.

Essas linhas agora irão transitar no pavimento asfáltico e atender às paradas existentes à direita da via. Portanto, as linhas afetadas são: 212 e 214 (Terminal Itajaí), 221 (Satélite Íris IV), 222 (Jardim Florence), 223 (Satélite Íris III), 224 e 225 (Residencial Sírius), 228 (Princesa D’Oeste), 229 (Jardim Florence II), 231 (Satélite Íris I).

Por conta da migração antecipada dos usuários para a linha BRT20 (Campo Grande), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reforçou a frota em operação, com dois veículos adicionais, a partir desta terça-feira, 17.

Desde o dia 16, para garantir desempenho e agilidade à operação do BRT, 10 linhas convencionais do transporte coletivo migraram do corredor exclusivo para as marginais da Avenida John Boyd Dunlop. Assim, a partir das ações de orientação à população realizadas pela Emdec, a migração para o BRT foi antecipada.

A saída antecipada das linhas convencionais do corredor exclusivo foi uma estratégia adotada pela Emdec, que considerou a segurança dos usuários. Assim, esse período de acomodação e orientação evita que os passageiros transitem de um lado a outro da avenida para utilizar as linhas BRT.

Nova operação BRT Campo Grande

A partir do dia 20 de outubro, o BRT Campo Grande ganha três novas linhas (duas semiexpressas e uma paradora) e a operação da linha BRT20, criada em novembro de 2022, será ampliada.

Serão 19 ônibus a mais circulando no BRT Campo Grande e ônibus a cada cinco minutos, nos horários de pico, entre os terminais Satélite Íris e Mercado, totalizando 27 veículos. A economia no tempo de viagem será, em média, de 10 minutos.

A linha semiexpressa (com parada em pontos específicos) BRT21 partirá do Terminal Campo Grande e vai até o Terminal Mercado, atendendo à estação Rossin, ao Terminal Satélite Íris e às estações PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária.

A BRT26, também semiexpressa, partirá do Satélite Íris e atenderá às estações PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. As duas linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (5h às 8h; 16h às 19h).

A linha paradora (com atendimento em todas as estações do corredor) BRT25 partirá do Satélite Íris e chegará até o Terminal Mercado e Corredor Central (Rótula). Entretanto, a BRT20, agora paradora, parte do Terminal Campo Grande e chegará até o Terminal Mercado, atendendo todas as estações do Campo Grande.

As linhas paradoras circularão, também, pelo Corredor Central (Rótula), atendendo aos terminais Mercado e Central, além de pontos de parada nas vias Irmã Serafina, Anchieta, Dona Libânia e Orosimbo Maia. Dessa forma, ambas irão operar de segunda a segunda-feira, até as 00h.

Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.