Campinas registra primeira morte por gripe; veja como receber a vacina

Ettore Melato
Ettore Melato
Jornalista na Thathi Record TV, formado pela PUC-Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas ampliou a orientação para a vacina contra a gripe, após ser registrada a primeira morte pela doença na cidade em 2024. A vítima foi um homem de 48 anos, portador de insuficiência respiratória crônica, faleceu no dia 24 de março.

Campinas teve 12 mortes por gripe em 2023, três delas no primeiro trimestre.

“A infecção pela gripe pode causar complicações como pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e morte. A vacina tem o objetivo de evitar gravidade e óbitos”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Von Zuben.

Campanha de vacinação

A Secretaria de Saúde aplicou 87.030 doses de vacina contra a gripe nas três primeiras semanas de campanha deste ano. O balanço inclui o Dia D de imunização realizado sábado, 13 de abril, e as doses continuam disponíveis nos 68 centros de saúde (CSs) da cidade.

Neste momento, a campanha é direcionada para grupos prioritários e a Saúde enfatiza a importância da imunização para esta população em que a gripe pode provocar a morte. Este público-alvo total está estimado em 478,2 mil e a meta da Saúde é imunizar 90% de cada um da lista.

“A influenza pode causar piora de doenças crônicas já existentes, sendo que pessoas com fatores de risco são os mais vulneráveis às complicações da influenza/gripe. Portanto, devem ser vacinadas o mais precocemente possível”, ressaltou Andrea.

A cobertura geral corresponde a 20,15%. A campanha teve início em 25 de março e, somente no dia D de vacinação, foram aplicadas 6.880 doses.

A coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, ressaltou que a dose é segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. Ela destacou ainda a importância do imunizante para evitar complicações pela infecção que podem resultar em internações ou morte.

“A dose é segura e ajuda a preservar vidas. Sabemos que a maioria das pessoas que acabam internadas são as que deixaram de se imunizar, por isso, é muito importante que a população incentive a cultura de vacinação para se proteger e evitar sobrecarga na rede de saúde. Ela também pode ser tomada de forma simultânea com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, caso seja preciso atualizar a caderneta”, ressaltou.

Cobertura dos maiores grupos

Idosos – 23,09%
Puérperas – 12,69%
Crianças – 12,20%
Gestantes – 9,69%

No caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez, é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.

Lista completa de grupos prioritários

Idosos (60 anos ou mais)
Gestantes e puérperas
Trabalhadores da área de saúde
Trabalhadores da área de educação
Crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos
Pessoas com deficiência permanente
Pessoas com comorbidades
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
Trabalhadores portuários
Povos indígenas
População em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e salvamento
População do sistema de privação de liberdade
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)

Como receber a vacina?

As salas de vacinação funcionam conforme horário de funcionamento de cada CS. Detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos, estão na página https://campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/unidades-de-saude.

É preciso agendamento?

Não é preciso realizar agendamento para receber a vacina contra a gripe.

O que levar?

A Secretaria de Saúde orienta a apresentação de documento de identidade com foto. Além disso, é recomendado levar a caderneta de vacinação, se tiver.

Saiba mais

Informações atualizadas sobre vacinação em Campinas estão disponíveis no site: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/vacina/inicio

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS