A cidade de Campinas vai renovar parte da frota do transporte coletivo com a chegada de 50 novos ônibus, todos equipados com ar-condicionado e entradas USB. A medida atende a uma solicitação da Prefeitura e visa melhorar a qualidade do serviço oferecido à população antes da conclusão do processo de nova concessão do sistema.
A decisão foi tomada após uma reunião realizada no último dia 20 de março entre o prefeito Dário Saadi, representantes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e empresários das concessionárias VB, Itajaí e Campibus. De acordo com os empresários, os veículos devem chegar às garagens em até 60 dias, mas parte deles já estará nas ruas até o final de abril, após passarem por pintura da carroceria e regularização documental.
“Abrir esse canal de diálogo com os empresários foi fundamental para uma solução imediata que pudesse minimizar os impactos do envelhecimento de parte da frota de ônibus. Dessa maneira, vamos poder oferecer um transporte com mais qualidade e conforto para o campineiro”, afirmou o prefeito Dário Saadi.
O diretor-presidente da Emdec, Vinicius Riverete, explicou que a renovação emergencial não substitui a nova concessão, mas representa um alívio necessário. “Não podíamos ficar esperando a nova concessão, que é a única solução definitiva. Esse processo, mesmo que tudo transcorra dentro do esperado, leva um tempo maior para, na prática, mudar a situação”, disse.
Hoje, as empresas concessionárias não recebem integralmente os valores previstos para depreciação e investimento de capital devido à idade elevada dos veículos em circulação. Com a chegada dos novos ônibus, essa remuneração será retomada, o que pode impactar o valor do subsídio municipal ao transporte coletivo, atualmente fixado em R$ 139,5 milhões.
Nova concessão em consulta pública
A Prefeitura de Campinas disponibiliza, a partir desta quarta-feira, 2 de abril, a minuta do edital para a nova licitação do transporte público municipal. O documento pode ser acessado por meio do site oficial da Prefeitura (https://campinas.sp.gov.br/…) ou pelo portal da Emdec (www.emdec.com.br/novotransporte).
Entre os principais pontos do novo edital estão a exigência de 60 ônibus elétricos, com menor impacto ambiental e menor ruído, mais transparência na gestão financeira, com arrecadação e remuneração sob gestão pública, além da modernização do PAI-Serviço, que contará com indicadores de desempenho mais eficientes, novas tecnologias e maior controle de qualidade.
A publicação do edital e a abertura da consulta pública fazem parte do planejamento dos primeiros 100 dias da atual gestão municipal.