Campinas terá feirão de emprego com mais de mil vagas neste sábado

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas e editora-chefe do Balanço Geral. Apaixonada por jornalismo, com especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica. Mãe do Nietzsche (o cão, não o filósofo) e do Luck, meu "Felix Felicis".
Campinas terá feirão de emprego com mais de mil vagas neste sábado
Foto: Rogério Capela | Prefeitura de Campinas

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT) estará aberto excepcionalmente no próximo sábado, 9 de novembro, para a realização da 17ª edição do Feirão de Emprego e Oportunidades, promovido pela Secretaria de Trabalho e Renda, que estima uma oferta de 1,2 mil vagas durante o evento. Entre as oportunidades estão 68 vagas para atendente em supermercados, 50 vagas para operador de caixa e 70 vagas para motorista.

Esta edição do feirão terá novidades. Será a primeira vez que o evento será realizado na própria sede do CPAT no Centro. A segunda novidade é o atendimento aos trabalhadores refugiados e imigrantes com a participação do Centro de Referência ao Migrante, Refugiados e Apátrida de Campinas e da agência da ONU Organização Internacional para as Migrações (OIM). O objetivo da ação é sensibilizar os empregadores e acolher os estrangeiros que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho em Campinas. É importante ressaltar que as vagas oferecidas no feirão são destinadas ao público em geral e não são exclusivas para imigrantes e refugiados.

Outra ação do feirão serão as oportunidades para fazer parte das cooperativas de reciclagem atendidas pela Secretaria de Trabalho e Renda. As cooperativas Unidos da Vitória (Ceasa), São Bernardo (Parque Itália), Antonio da Costa Santos (Satélite Iris II) e Nossa Senhora Aparecida (Vila Lemos) estão em busca de pessoas que queiram ser cooperadas nestes empreendimentos que trabalham com materiais recicláveis.

Das 1,2 mil vagas oferecidas no feirão, 483 oportunidades são de 16 empresas que estarão com suas equipes de gestão de pessoas no próprio evento para fazer a primeira etapa do processo de seleção:

Atacadão (Rodovia Dom Pedro)
Carrefour (Shopping Iguatemi)
Grupo GPS
MRV
Oxxo
Pão de Açúcar (Barão Geraldo)
Rápido Luxo Campinas
Rápido Sumaré
RIP Serviços Industriais
Rodocamp Auto Service LTDA.
Spani Atacadista
Supermercado Pague Menos
Tauste
VB Transportes
Vitória Hotéis
Wickbold

Os trabalhadores devem levar:

  • Documento com foto;
  • Carteira de trabalho;
  • Currículo

Imigrantes e refugiados

O estrangeiro que precisa regularizar sua situação no Brasil deve entrar no site da Polícia Federal em que terá acesso a diversos serviços https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/imigracao. Após a análise da Polícia Federal, tanto o solicitante de refúgio quanto o imigrante recebem a Carteira de Registro Nacional Migratório.

Para tirar o CPF, é preciso comparecer a uma agência dos Correios com o passaporte dentro do prazo de validade, comprovante de endereço e pagar uma taxa de R$ 7,00. Com o número do CPF é possível requerer a carteira de trabalho digital no site https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital.

Quem não puder ir ao feirão e precisa de auxílio com documentação pode procurar atendimento no Setor do Centro de Referência dos Imigrantes, Refugiados e Apátridas de Campinas, que fica à avenida Francisco Glicério, 1269, 4º andar, no Centro. O horário de atendimento é das 9h às 16h de segunda a sexta-feira.

Números

Atualmente o cadastro do Sistema Nacional do Emprego (SINE) de Campinas possui 58.982 cadastrados, sendo 1.027 estrangeiros. Entre eles estão 597 haitianos, 166 venezuelanos, 68 cubanos e 42 angolanos.

Serviço:

Feirão de Emprego e Oportunidades
Data: 9 de novembro (sábado)
Horário: das 9h às 12h
Local: Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT)

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS