Campinas ultrapassa mais de 50 mil casos de dengue em 2024

Gabriela Lamas (sob supervisão)
Gabriela Lamas (sob supervisão)
Estudante de jornalismo na Universidade PUC-Campinas.
Imagem: Divulgação

O município de Campinas ultrapassou mais de 50 mil casos de dengue. O último balanço, atualizado na manhã desta segunda-feira, 15, pela prefeitura confirma 52.859 casos e oito mortes. A prefeitura estado de emergência pela epidemia no dia 7 de março.

Na faixa etária de 10 a 14 anos foram 3.187 casos confirmados, o que equivale a 6% do total no município. Essa é a faixa etária que pode receber a vacina contra a dengue, que é aplicada no município desde a última quinta-feira, 11.

Ações de combate
Agentes de saúde visitaram 4,5 mil imóveis no 11º mutirão, que foi realizado no último sábado, 13. A ação ocorreu em seis bairros. Com isso a administração municipal ultrapassou a marca de 45 mil espaços vistoriados, considerando apenas este tipo de ação que é realizada aos finais de semana.

Os bairros percorridos foram: Parque Itajaí I, II, III e IV, além do Jardim Lisa e Jardim Liliza. Foram removidas 1,3 mil toneladas de resíduos durante os trabalhos para limpeza e eliminação de possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, vetor da doença.

Imagem: Prefeitura Municipal de Campinas

No sábado foram visitados 4.567 imóveis e 52,7% foram trabalhados com remoção de criadouros do mosquito e orientação aos moradores. Já a outra parte estava inacessível por estar fechada, desocupada ou em virtude do impedimento dos moradores.

Sintomas
A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.

Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.

Vacinação
A campanha de vacinação contra a dengue teve início na quinta-feira, 11. As doses são para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos continuam disponíveis em todos os 68 centros de saúde da cidade. Até o momento a Secretaria de Saúde de Campinas já aplicou 2.413 doses da vacina.

Campinas recebeu 18.063 doses do imunizantes pelo Ministério da Saúde. A cidade entrou na lista de municípios contemplados com vacinas após o prefeito Dário Saadi, também vice-presidente da área de Saúde da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), ter feito no mês de março uma reunião em Brasília com a ministra da Pasta, Nísia Trindade, e outros integrantes da entidade para tratar sobre a distribuição.

Fotos: Fernanda Sunega

Esquema vacinal
O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

As salas de vacinação funcionam conforme horário de funcionamento de cada CS e não é preciso realizar agendamento para receber a vacina contra a dengue. A Secretaria de Saúde orienta a apresentação de documento de identidade com foto. Além disso, é recomendado levar a caderneta de vacinação, se tiver.

Detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos, estão na página: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/unidades-de-saude

Mais informações sobre vacinação em Campinas estão na página: https://campinas.sp.gov.br/sites/vacina/sobre-as-vacinas

*Supervisão Marcela Gomes

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS