O cão de faro Bolt, que atuava na Guarda Municipal de Indaiatuba desde 2018, morreu nesta segunda-feira, 02. Ele foi submetido a uma cirurgia por conta de problemas intestinais no último domingo, 01, porém acabou não resistindo ao procedimento durante a madrugada.
Os primeiros anos de Bolt:
Bolt nasceu em 20 de julho de 2018 e foi adotado pela Guarda Civil Municipal de Indaiatuba antes de completar um ano de vida. Após passar pelo treinamento para se tornar um agente da guarda, ele se destacou na linha de frente, principalmente farejando drogas e atuando na proteção dos agentes. Somente em 2023, o “super-cão” da guarda localizou mais de 1.500 porções de diversas drogas que foram apreendidas.
Além dos trabalhos combatendo o crime, Bolt se diferenciava dos demais cães por ser muito dócil, principalmente com crianças. Ele participava de diversos eventos em escolas e creches, fazendo diversos amigos no processo.
- THMais Campinas lança canal no WhatsApp; veja como acessar
- Homem é encontrado morto em chiqueiro de fazenda em Indaiatuba
O ex-agente também se destacou nos campeonatos nacionais dos cães da guarda, incluindo o prestigiado Campeonato Nacional de Cães de Polícia. Neste ano, ele ainda ajudou a equipe da GCM de Indaiatuba a conquistar o segundo lugar do 13° Campeonato de Cães das Guardas Civil Municipais, em Mogi Mirim.
No campeonato de cães das Guardas Municipais do Brasil, em 2023 ficou em 2° lugar no agility policial
e 3° na categoria geral. Já no ano de 2022 ele ficou em 3° lugar na categoria agility policial, 2° na categoria abordagem com imobilização cinotecnia e 2° na categoria geral.
A despedida de um herói:
O corpo foi levado para Campinas para ser cremado. As cinzas retornarão para o Canil da Guarda Civil, onde foi adotado e serviu durante toda a vida.
A Guarda Civil Municipal de Indaiatuba inaugurou o canil em 2011 para auxiliar as equipes nas ocorrências de apreensões de drogas e de perseguições a pé. Além de Bolt, outros cinco cachorros fazem parte das equipes: Zoe, Duke, Zeus, Atena e Billy.
A página oficial da GCM de Indaiatuba postou durante a tarde uma homenagem à Bolt. Diversas pessoas prestaram suas condolências e lamentaram a morte do “super-cão”, que durante grande parte da vida, serviu toda a comunidade indaiatubana.