A Prefeitura de Campinas inicia nesta semana a distribuição dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da Taxa do Lixo de 2026. Ao todo, serão entregues 528.515 carnês, sendo a maior parte (338.361) destinada a imóveis residenciais.
Os vencimentos estão marcados para:
- 26 de janeiro: imóveis não residenciais (comércio, indústria e serviços).
- 10 de fevereiro: imóveis residenciais e terrenos.
O pagamento à vista, em cota única, garante um desconto de 5%. Quem optar pelo IPTU Digital tem direito a mais 1% de desconto (limitado a R$ 100), válido tanto para pagamento à vista quanto para o parcelado. O imposto também pode ser parcelado em até 11 vezes. O secretário de Finanças, Aurílio Caiado, reforça: após a data de vencimento inicial, não será mais possível pagar a cota única, e parcelas pagas em atraso terão juros e multas.
Em 2026, não houve aumento do imposto, apenas a correção pelo índice da UFIC, de 4,49%. O valor total lançado, somando todos os carnês, é de mais de R$ 1,9 bilhão, recurso que fica integralmente no município para investimentos em infraestrutura, saúde, educação e outras áreas.
A segunda via do carnê já está disponível para consulta e emissão no site da Secretaria de Finanças (http://iptu.campinas.sp.gov.br). Os pedidos de revisão do lançamento poderão ser feitos até o dia 13 de fevereiro. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (19) 3755-6000 ou pelos canais virtuais da Secretaria.



