Defesa Civil emite pela primeira vez o alerta em situação de risco hidrológico. Essa foi a primeira vez que o dispositivo é usado em uma situação real
Na cidade de Campinas, a tecnologia foi usada no final da noite desta quarta-feira de Natal, 25, perto das 22h20. O som do alerta foi alto e até mesmo acordou alguns moradores.
Campinas foi classificada nesta quarta-feira como modelo severo de chuva, e o alerta foi enviado de forma preventiva sobre riscos de enxurradas e inundações. Com validade de 2 horas, a tecnologia funciona através do “cell broadcast”, que envia mensagens e sons para todos os celulares sem a necessidade de internet ou aplicativos específicos.
O objetivo principal do alerta foi informar a população sobre o risco iminente, garantindo tempo para adoção de medidas preventivas e redução de possíveis danos. Além disso, o sistema contribui para o alinhamento entre a Defesa Civil, autoridades locais e a comunidade, promovendo uma resposta rápida e coordenada.
Em nota, a Defesa Civil do Estado reafirmou disposição para apoiar o município de Campinas e outros municípios do Estado, priorizando ações de prevenção e preparação em situações de risco.